artigo

quarta-feira, 19 de junho de 2013 - 16:35

Tamanho do texto: A A

A má postura e as consequências na saúde do trabalhador

por: Colunista Portal - Saúde

A má postura acarreta diversos problemas para a saúde do trabalhador
A má postura acarreta diversos problemas para a saúde do trabalhador
Muitas pessoas sofrem com dor na região lombar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 80% da população mundial vai sofrer com esse problema em algum ponto da vida. Esse problema ocorre por causa da má postura no trabalho e de acordo com o Ministério da Previdência, a dor nas costas é uma das razões de afastamento do trabalho, que tem maior número de pedidos.

A má postura acarreta diversos problemas para a saúde do trabalhador, o afastamento do trabalho é só um deles. A dor atrapalha a concentração do trabalhador e acaba reduzindo a produtividade, a má postura também é responsável por dores de cabeça, dores nas pernas e até a má digestão. Além disso, uma postura incorreta pode se transformar em uma hérnia de disco e a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Sentar corretamente é uma das dicas para que o trabalhador tenha uma vida mais saudável. Profissionais explicam que a posição correta é deixar as pernas em um ângulo de 90 graus, braços apoiados e a coluna não deve ficar muito inclinada. Os exercícios físicos também são importantes para o fortalecimento dos músculos e para a saúde.

O sedentarismo, horas sentado em frente ao computador e o estresse do dia a dia, são algumas razões para que as dores apareçam, por isso, o trabalhador deve levar uma vida saudável e sempre praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação. Pausas para alongamento são importantes para prevenir as dores da má postura. Procurar um profissional é uma atitude que o trabalhador deve tomar para se tratar, a automedicação não é a solução para as dores, é apenas uma atitude perigosa para a saúde.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!