artigo

segunda-feira, 11 de março de 2013 - 09:05

Tamanho do texto: A A

Anatomia cardíaca

por: Colunista Portal - Educação

O coração divide-se internamente em quatro câmaras ocas
O coração divide-se internamente em quatro câmaras ocas
O coração situa-se no mediastino à esquerda da linha média, com o ápice cardíaco, apontando para esquerda. Está girado e inclinado dentro da caixa torácica, entre os dois pulmões e recoberto por duas membranas (endocárdio e pericárdio).

As posições anatômicas do coração podem variar nos indivíduos: Mesocárdica, quando o coração é mais centralizado e destrocárdica quando o mesmo desvia-se para a direita.

O coração possui três faces: a anterior (esternocostal), sobre a qual os pulmões direito e esquerdo se sobrepõem, deixando exposta apenas uma pequena porção; a face inferior, que se apoia sobre o diafragma (face diafragmática); e a face lateral esquerda, formada principalmente pelo ventrículo esquerdo, que produz a impressão cardíaca na face medial do pulmão esquerdo. Estas faces são delimitadas pelas margens cardíacas. A margem cardíaca direita é bem definida, sendo chamada de aguda, enquanto que a margem cardíaca esquerda ou obtusa é pouco definida. Anteriormente, além dos pulmões, o coração é limitado também pelo esterno, costelas e músculos intercostais; posteriormente pela artéria aorta descendente, esôfago e veia ázigos; e lateralmente pelos pulmões, hilos pulmonares, nervos frênicos e vagos.

O coração divide-se internamente em quatro câmaras ocas: Dois átrios ou aurículas e dois ventrículos, direitos e esquerdos. A superfície superior anterior do coração é constituída pelo ventrículo direito e pelo tronco pulmonar (artérias pulmonares). A aorta esta por trás do tronco pulmonar, saindo do ventrículo esquerdo e se direcionando para a circulação sistêmica. Saindo do ventrículo esquerdo a aorta segue da esquerda para a direita, curva-se e cria o arco aórtico. O arco então dá origem a outras artérias como a subclávia e carótida e coronárias. A aorta desce como aorta torácica descendente.

O peso do coração varia em torno de 0,40% a 0,45% do peso corporal.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia