artigo

domingo, 2 de março de 2008 - 21:41

Tamanho do texto: A A

Efeito da posição relativa do joelho sobre a carga mecânica interna durante o agachamento

por: Colunista Portal - Educação

Resumo:

Contextualização: Existe um conceito difundido entre professores de educação física, fisioterapeutas e ortopedistas de que o joelho não deve ser demasiadamente anteriorizado em relação à ponta do pé na direção ântero-posterior durante qualquer tipo de agachamento de modo a diminuir a carga mecânica sobre o joelho. No entanto, são escassas as evidências quantitativas que corroboram esse conceito. Objetivo: Estimar forças e torque na articulação do joelho em indivíduos saudáveis durante o exercício de agachamento livre com peso em dois modos diferentes de execução: a) joelho não ultrapassando a linha vertical que passa pelos dedos do pé; b) joelho ultrapassando essa linha vertical. Métodos: Análise tridimensional com câmeras de vídeo e plataforma de força do movimento de agachamento em dez adultos jovens saudáveis. Quinze repetições em cada condição do agachamento por sujeito foram executadas sobre uma plataforma de força. As forças e torques articulares no tornozelo, joelho e quadril foram calculados pelo procedimento de dinâmica inversa. Resultados: Os resultados obtidos mostram que o pico do torque no joelho é, em média, cerca de 38 ± 31% e a força patelofemoral é, em média, cerca de 28 ± 27% maiores na condição ultrapassando o joelho que na condição não ultrapassando o joelho. Conclusão: Esses resultados demonstram que não ultrapassar o joelho da linha do pé diminui a força de compressão patelofemoral, levando assim a uma menor solicitação mecânica nessa articulação.

Artigo completo:  http://www.portaleducacao.com.br/arquivos/arquivos_sala/media/objeto_de_aprendizagem_efeito_posicao_relativa_joelho.pdf
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Esporte