CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Fratura de fêmur

Artigo por Colunista Portal - Saúde - segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tamanho do texto: A A

sabia que o fêmur pode sofrer com os esforços físicos que fazemos no dia a dia?
sabia que o fêmur pode sofrer com os esforços físicos que fazemos no dia a dia?
Localizado na coxa entre o quadril e o joelho, o fêmur é o osso mais longo, volumoso e resistente do corpo humano, além do mais, o fêmur é constituído por uma diáfise (haste longa do osso), duas epífises, extremidades alargadas por meio das quais se articula proximalmente com o osso do quadril e distalmente com a patela e a tíbia.


Embora seja um osso longo e resistente, você sabia que o fêmur pode sofrer com os esforços físicos que fazemos no dia a dia? E esse sofrimento pode causar graves danos à saúde do indivíduo, o que chamamos de fratura no fêmur.


As fraturas de fêmur pode ocasionar-se devido a traumas, acidentes, fragilidade muscular e em pessoas que sofrem de osteoporose. A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento dos ossos, aumentando assim os riscos do indivíduo ser vítima de qualquer fratura, como por exemplo, a fratura do fêmur. A osteoporose é muito comum em idosos.


A fisioterapeuta Patrícia Boeira explica que as lesões no fêmur não acometem somente pessoas idosas e que atletas como jogadores de futebol, pessoas que fazem caminhadas ou corredores, também podem ser vítimas dessas lesões. Aí você pergunta, o atleta faz exercícios físicos e alongamentos constantemente, como pode sofrer esse tipo de fratura?


“Nem sempre o alongamento e os exercícios físicos podem evitar as lesões. Devido ao excesso ou a forma com que as atividades são feitas, ou seja, se os exercícios forem feitos de forma inadequada poderá ocorrer fraturas no fêmur”, explica a fisioterapeuta.

Sintomas das fraturas do fêmur:
• Dificuldades de ficar em pé;
• Dores ao se abaixar;
• Fisgadas nas pernas;
• Dores ao fazer movimentos simples;
• Dores lombares.


Embora a pessoa não tenha sofrido quedas e nem um tipo de acidente e venha sentir os sintomas citados na região do fêmur, é importante que essa pessoa procure um médico para a realizar exames, às vezes pode ser tumores. Os tumores malignos quanto benignos podem afetar a região do fêmur e dependendo da gravidade, são retirados apenas com intervenções cirúrgicas.


Tipos de tratamento:
• Cinesioterapia;
• Ultrassom;
• Alongamentos;
• Exercícios de fortalecimento;
• Treinos de marcha.


Em casos de tumores em que a pessoa deve retirar o fêmur, existem as próteses que substitui o osso, neste caso o tratamento se torna diferente em relação ao tratamento convencional. As fraturas do fêmur se não forem tratadas adequadamente, podem comprometer os movimentos do indivíduo ou até mesmo o deixar paraplégico.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.