artigo

sexta-feira, 21 de junho de 2013 - 12:56

Tamanho do texto: A A

A diferença entre urgência e emergência

por: Colunista Portal - Saúde

Emergência é uma situação de risco ao paciente
Emergência é uma situação de risco ao paciente
No Brasil o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é um serviço que presta os primeiros socorros. No SAMU socorristas são capacitados para indicarem o melhor tratamento para a vítima. Mas existe uma diferença entre os serviços de urgência e os de emergência. A população pode confundir esses serviços e não entender quando um médico decide tomar uma atitude inesperada.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) explica que uma emergência é uma situação que implica um risco iminente de vida ou sofrimento intenso. Já a urgência é uma ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial a vida. As definições para o termo podem ser um pouco confusas, não só para a população leiga como também para os profissionais da área.

Nos serviços de atendimento de urgência e emergência os socorristas são treinados para que identifiquem qual procedimento deve ser realizado. Ele é um profissional capacitado para decidir entre o que é urgência e emergência. O socorrista é capaz de realizar procedimentos como reanimação, sabe agir em situações graves, realiza exames prévios na vítima entre outras funções.

A urgência e a emergência podem ser confundidas, mas para o profissional capacitado, que realizou corretamente o seu curso de socorrista, sabe como agir nessas situações. Por isso é importante a capacitação dos profissionais, são eles que identificam as necessidades reais das pessoas e indicam a melhor forma de atendimento do paciente.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem