artigo

sexta-feira, 9 de novembro de 2012 - 10:58

Tamanho do texto: A A

Choque Elétrico

por: Colunista Portal - Educação

A corrente de alta tensão geralmente provoca lesões mais graves
A corrente de alta tensão geralmente provoca lesões mais graves
As vítimas de choque elétrico sofrem um amplo espectro de lesões, indo de uma sensação transitória de desconforto por uma corrente de baixa intensidade a uma parada cardíaca por uma eletrocussão acidental.

As lesões do choque elétrico resultam dos efeitos diretos da corrente nas membranas celulares e nos músculos lisos dos vasos e na conversão da energia elétrica em energia térmica quando da passagem da corrente nos tecidos do corpo.

Os fatores que determinam a natureza e a severidade do trauma elétrico incluem a magnitude da energia oferecida, voltagem, resistência do fluxo de corrente, tipo de corrente, duração do contato com a fonte da corrente e o padrão da corrente.

A corrente de alta tensão geralmente provoca lesões mais graves, apesar da eletrocussão fatal pode ocorrer com correntes de baixa voltagem. A resistência da pele, o fator mais importante que impede o fluxo da corrente pode ser substancialmente reduzido pela umidade assim, transformando o que poderia ser uma lesão de baixa voltagem num choque com risco de morte.

O contato com correntes de 50-60 ciclos por segundo (frequência usada na maior parte das residências) pode causar contrações tetânicas da musculatura esquelética e impedir que a vítima se solte da fonte de eletricidade, causando assim uma exposição mais prolongada.

A frequência repetitiva da corrente alternada também aumenta a probabilidade da exposição da corrente ao miocárdio durante o período refratário do ciclo cardíaco e pode precipitar a fibrilação ventricular (FV), semelhante ao fenômeno R-no-T.

A corrente de fluxo transtorácica é mais provável ser fatal que o padrão de corrente vertical ou escarranchado. Contudo, o padrão vertical frequentemente causa lesão miocárdica o que é atribuído aos efeitos diretos da corrente e ao espasmo da artéria coronária.

A parada cardiopulmonar é a primeira causa de morte imediata relacionada à lesão elétrica. FV ou assistolia ventricular podem ocorrer como resultado direto do choque elétrico.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!