artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

O que causa o coma?

por: Colunista Portal - Educação

No AVC, ocorre uma interrupção brusca do fornecimento de sangue para o cérebro
No AVC, ocorre uma interrupção brusca do fornecimento de sangue para o cérebro
Existem duas maneiras diferentes de causar coma em alguém. A primeira é lesar apenas a área de ativação cerebral, localizada no tronco. Esta lesão pode ser causada pela presença de um tumor, por hemorragia (perda de sangue) ou pela falta de sangue, chamada de isquemia, entre outras causas menos comuns. A segunda maneira é lesar todo o córtex, o que é muito difícil de acontecer com tumores ou hemorragia. Esta lesão extensa só acontece quando falta sangue de uma maneira generalizada no cérebro - como ocorre na parada cardíaca - , quando falta algum nutriente essencial ou quando alguma substância nociva ao cérebro está presente no organismo. Estas duas últimas causas são denominadas "causas metabólicas de coma".


Causas relacionadas com o fornecimento de sangue ao cérebro
Uma das principais causas de coma no mundo é o que os médicos chamam de "Acidente Vascular Cerebral" ou AVC. Os vasos, como todos sabem, são estruturas em forma de pequenas tubulações cuja função é circular sangue pelo corpo, inclusive pelo cérebro.


O sangue leva ao cérebro duas coisas imprescindíveis ao seu funcionamento: oxigênio e nutrientes, principalmente a glicose, que é um tipo de açúcar. O cérebro é um órgão muito sensível e suas células começam a morrer apenas 4 a 5 minutos após a interrupção do fornecimento de sangue pelo organismo. Como as células do sistema nervoso não são capazes de se regenerar, uma vez mortas, as funções daquela região cerebral são perdidas para sempre.


No AVC, ocorre uma interrupção brusca do fornecimento de sangue para o cérebro. Há duas maneiras disto ocorrer. Uma é haver um "entupimento" em um dos vasos cerebrais. A esta ocorrência chamamos AVC isquêmico ou AVCI. Outra é haver uma ruptura do vaso seguida de sangramento. A esta ocorrência chamamos AVC hemorrágico ou AVCH. Note que, apesar das pessoas leigas chamarem o AVC de "derrame", apenas no AVCH temos um real sangramento!


Existem alguns fatores que facilitam a ocorrência de AVCI. Estes fatores são os mesmos que facilitam a ocorrência de infarto, que nada mais é do que o entupimento dos vasos que levam sangue ao coração, com subsequente morte das células cardíacas. São eles: hipertensão arterial não controlada (a famosa "pressão alta"), obesidade, tabagismo, presença de níveis aumentados de colesterol no plasma, sedentarismo e diabetes mellitus.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem