artigo

quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 12:59

Tamanho do texto: A A

Medidas antropométricas na criança

por: Colunista Portal - Educação

Medidas antropométricas na criança
Medidas antropométricas na criança
Segundo Guedes (2003) a antropometria é uma técnica sistematizada para verificar e medir as dimensões corporais do homem, com objetivo de avaliar interpretando os valores obtidos de forma qualitativa e quantitativa, analisando pela classificação, diagnóstico e prognóstico.

Alves et al. (2007) descreve a avaliação antropométrica em crianças a partir da realização de três medidas: peso, idade e altura, calculando três índices antropométricos calculados pela OMS (Organização Mundial de Saúde): Peso pela Idade (P/I), estatura pela idade (E/I) e o peso pela estatura (P/E).

Já Guedes (2002) descreve que a avaliação antropométrica em crianças deve ser realizada a partir da aferição do peso, altura, perímetro cefálico, perímetro braquial e dobra cutânea sendo comparadas em conjunto com a idade da criança.

Neste estudo serão considerados para avaliação do crescimento da criança as medidas e acompanhamento da altura, peso, perímetro cefálico e perímetro braquial, tendo-se em mente que a criança poderá ser submetida a demais medidas dependendo da necessidade apresentada ou déficit de crescimento mediante um ou mais itens.


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem