artigo

terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - 12:33

Tamanho do texto: A A

Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

por: Colunista Portal - Educação

Esta dor pode irradiar para os braços (principalmente o esquerdo), ou pescoço
Esta dor pode irradiar para os braços (principalmente o esquerdo), ou pescoço
Você sabia que o infarto agudo do miocárdio (IAM) refere-se ao processo pelo qual áreas de células miocárdicas no coração são destruídas de maneira permanente? Entenda mais abaixo!

Como a angina instável, o infarto agudo do miocárdio é usualmente causado por fluxo sanguíneo reduzido em uma artéria coronária devido à aterosclerose e oclusão de uma artéria por um êmbolo ou trombo.  As outras etiologias do infarto agudo do miocárdio incluem o vasoespasmo (constrição ou estreitamento súbito) de uma artéria coronária, suprimento de oxigênio diminuído (em razão da perda sanguínea aguda) e demanda aumentada de oxigênio (em razão de uma frequência cardíaca rápida ou ingestão de cocaína).

Oclusão coronariana, ataque cardíaco e infarto agudo do miocárdio são termos usados como sinônimos. A área de infarto leva tempo para se desenvolver. À medida que as células são privadas de oxigênio, a isquemia se desenvolve, ocorre à lesão celular e, com o passar do tempo, a falta de oxigênio resulta em infarto ou morte das células, que não pode mais ser revertida.

A expressão “tempo é músculo” reflete a urgência do tratamento apropriado para melhorar os resultados do paciente.

Existem algumas manifestações clínicas típicas desse paciente, entre eles a dor torácica que ocorre de forma repentina e contínua, apesar do repouso e medicamento, é o sintoma apresentado na maioria dos pacientes com um infarto agudo do miocárdio.

Esta dor pode irradiar para os braços (principalmente o esquerdo), ou pescoço. Alguns pacientes podem apresentar dor epigástrica, dorsal, no membro superior direito e nos ombros. A dor pode associar-se a vômitos, sudorese, ansiedade, inquietação e falta de ar.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Enfermagem