CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo

Artigo por Fernanda Moliterno - sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tamanho do texto: A A

Educação Brasileira
Educação Brasileira
Somos feitos de tempo?
O homem é em sua construção um ser histórico, já que ele acompanha as mudanças a medida que encara os problemas de ordem social e pessoal. Ora, historicamente o homem vem se transformando, as ações do homem hoje será história amanhã, todos temos um passado com o qual aprendemos e renovamos o futuro, assim história vai se formando de geração em geração.


Segundo Reisewitz – onde há ser humano há cultura, onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça está a modificar a realidade e a si próprio e, assim que interfere no mundo natural ou dele participa, está a criar um mundo cultural.


Portanto, a partir do momento que o homem tem uma cultura, parte-se do principio que somos feitos de tempo, pois carregamos histórias do passado, nossa cultura é passada para outras gerações, e cada seguimento social tem suas culturalidade e crenças que influenciam no modo de pensar e de agir, no entanto, nada fica estagnado, apesar da história ser passada de geração a geração, sendo assim não é possível pensar em uma natureza humana com características retrogradas eternizadas.


Desse modo a história passa a ser a interpretação do agir transformador do homem em todos os aspectos, no pensar, no agir, no sentir, no social e no pessoal.


Deve-se então, pensar que a mudança é resultado das relações sociais do indivíduo que se transforma com o decorrer do tempo, ou seja, não há como compreender o homem fora do seu contexto histórico-social definido.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Fernanda Moliterno

Acadêmica em Pedagogia, cursando o 3º ano, na instituição FATEA - Faculdades Integradas Teresa D'avila, trabalho como Instrutor Técnico em informática Educacional - Fundamental I