artigo

segunda-feira, 18 de março de 2013 - 14:07

Tamanho do texto: A A

O que é Masturbação?

por: Colunista Portal - Educação

A masturbação é a estimulação dos órgãos genitais
A masturbação é a estimulação dos órgãos genitais
A masturbação é a estimulação dos órgãos genitais, seja ele feminino ou masculino, ou outras regiões erógenas como anus ou mamas. Pode ser manualmente ou através de objetos. Essa prática pode ou não resultar em orgasmo. A masturbação pode ser realizada pela própria pessoa em si ou também por outra pessoa.

A masturbação é uma forma de autoconhecimento do corpo, faz parte do desenvolvimento sexual, não faz mal para a saúde e pode ser realizada sempre que a pessoas sentir-se a vontade para fazê-la.

Existem vários termos populares para se referir a masturbação masculina como “bater ou tocar punheta”, “fazer justiça com as próprias mãos”, “cinco contra um”. Na masturbação feminina utilizam-se os termos populares como “tocar siririca” ou “dedilhar o violão”.

Histórico


Na Grécia antiga, a masturbação era uma prática sexual a mais. A Igreja e a Medicina dos séculos XVII e XVIII foram as principais responsáveis, pela conotação pecaminosa e doentia atribuída a esta prática. Na percepção de São Tomaz de Aquino, este comportamento estava entre os pecados mais graves, só comparado ao incesto e à ele atribuídas várias consequências graves, entre as quais a loucura e o suicídio (WIKIPÉDIA, 2012).

Embora a medicina tenha feito alguns avanços, como a descoberta dos espermatozoides em 1677, ainda em meados do século XVIII foi lançado o livro “Ensaios sobre as doenças causadas pela masturbação”. Somente a partir do século XX, com Freud e outros estudiosos, obteve-se uma compreensão a respeito do autoerotismo, como forma necessária e indispensável para a construção da sexualidade adulta (WIKIPÉDIA, 2012).

A masturbação tem diferentes significados nas diversas fases da vida


Na infância:
não tem caráter sexual. A experiência masturbatória não passa de mais uma brincadeira, uma forma prazerosa de descoberta do corpo.

Na adolescência:
é o período em que a prática masturbatória atinge seu pico. Os meninos costumam examinar-se, compara seu pênis com de outros meninos, testar o controle da potência ejaculatória e a experiência da masturbação é passada dos amigos mais velhos para os menores.

Nas meninas costuma ocorrer uma exploração solitária dos genitais e sua descoberta se faz mais pelo toque do que pela visão, já que a genitália feminina é mais escondida.

Na idade adulta: neste período o autoerotismo costuma diminuir de frequência principalmente se existe um relacionamento fixo, mas não significa que ele desapareça totalmente.

Mitos sobre masturbação


- masturbação deixa as pessoas fracas;
- dá espinhas ou cresce pelos nas mãos;
- é pecado, é imoral;
- masturbar-se é prejudicial a saúde;
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Medicina