CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sistema de condução cardíaco intrínseco

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 13 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

O nó sinoatrial está localizado próximo ao epicárdio
O nó sinoatrial está localizado próximo ao epicárdio
O nó sinoatrial está localizado próximo ao epicárdio na junção entre a veia cava superior e o átrio direito. Ele contém miócitos que são especializados para a geração de impulsos elétricos e constituem o marcapasso cardíaco.

O feixe das vias internodais anterior continua com o feixe de Bachman, que faz a condução do impulso do átrio direito para o esquerdo, atravessando o septo interatrial. Esses tratos internodais são formados por músculo atrial diferenciado por onde o impulso elétrico tem uma via preferencial rápido, não existindo células de condução especializada como no sistema His-Purkinge.

A condução atrioventricular é assegurada por estruturas especializadas: o nódulo atrioventricular ou junção AV e mais distalmente o feixe atrioventricular ou feixe de Hiss, que perfura o corpo fibroso central do coração. Este feixe se divide em dois ramos: esquerdo e direito. O ramo esquerdo sai do tronco logo se subdividindo em seus três fascículos. O ramo direito mais fino é uma continuação do tronco que segue pelo septo interventricular de forma intramiocárdica até a base do músculo papilar anterior direito. Suas células são heterogêneas marcando a transição entre as células nodais e as células dos ramos do feixe de His.
As fibras de Purkinje penetram apenas até um terço mais interno do miocárdio, próxima a região subendocárdica.

O estímulo cardíaco começa no nodo sinoatrial, propagando-se ao longo das fibras musculares atriais, atinge o nodo atrioventricular (AV), situado no septo interatrial, anterior a abertura do seio coronário. Do nodo AV, o potencial de ação chega ao feixe atrioventricular (feixe de His), que é a única conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos. Depois de passar pelo feixe AV, o potencial de ação entra nos ramos direito e esquerdos que cruzam o septo interventricular, em direção ao ápice cardíaco. Finalmente, as miofibras condutoras (fibras de Purkinge), conduzem rapidamente o potencial de ação, primeiro para o ápice do ventrículo e após para o restante do miocárdio ventricular.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.