artigo

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 - 14:35

Tamanho do texto: A A

Montagem do Canteiro de Obra

por: Colunista Portal - Educação

A construção ocupa um percentual relativamente pequeno do terreno
A construção ocupa um percentual relativamente pequeno do terreno

O canteiro de obras deve conter as instalações necessárias de maneira planejada e organizada, no sentido de ordenar a produção correta dos trabalhos conforme definido no projeto de execução.


Sua definição segundo a NR-18 (Norma Regulamentadora) canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. Esta norma tem a função de normatizar procedimentos e foi elaborada em conjunto com construtoras, trabalhadores e governo, para estabelecer diretrizes e exigências diversas, esse inter-relacionamento e fluxo de recursos visa evitar desperdícios de materiais, mão de obra, tempo, defeitos e de equipamentos dadas a sua relação direta com a produtividade e qualidade durante a execução da obra, além disso, deve ser de forma econômica com flexibilidade de modo a aperfeiçoar o espaço disponível.


Tipos de canteiro
De acordo com BONIN (1993), os canteiros de obra podem ser enquadrados dentro de três tipos principais: restritos, amplos e longos e restritos

• Restritos
A construção usa o terreno completo ou um grande percentual deste, caracterizados por falta de espaço e aproveitamento integral da área disponibilizada.
Exemplo: Construções urbanas e centrais de uma cidade, ampliação e reformas.


• Amplos
A construção ocupa um percentual relativamente pequeno do terreno, há disponibilidade para acesso para veículos e acesso para área de armazenamento e acomodação de pessoal.
Exemplo: Construção de plantas industriais, construções habitacionais horizontais e outras grandes obras como barragens ou usinas hidrelétricas.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança