CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Um panorama da saúde brasileira

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tamanho do texto: A A

É responsável pelo atendimento médico a 180 milhões de pessoas
É responsável pelo atendimento médico a 180 milhões de pessoas

A saúde no Brasil é resultado do impacto de uma série de fatores como a educação, a segurança, a previdência social, a infraestrutura e a conjuntura econômica. Embora ocupe uma posição inferior, o Brasil apresenta uma esperança de vida e uma mortalidade infantil que se aproximam das dos países de elevado desenvolvimento.


O sistema público de saúde nacional, SUS, responsável pelo atendimento médico a 180 milhões de pessoas, merece considerável parcela de crédito para esses números. Esse sistema é considerado uma das maiores estruturas públicas de saúde existente no mundo. Foi criado em 1990, depois que a Constituição de 1988 legislou que toda a população brasileira fosse atendida gratuitamente.


O Brasil possui duas classes de habitantes: os que têm planos privados de saúde e os que somente dispõem do sistema público, o SUS. Válidas ou não, as médias dos indicadores revelam que o país realizou progressos consideráveis e continuados nos últimos 50 anos na área da saúde. Considerando que são aplicados poucos recursos globais na saúde brasileira, 10 vezes inferiores aos dos países de maior desenvolvimento, e que o País tem o maior sistema do mundo ocidental, os resultados obtidos são surpreendentemente exitosos.


Pairam elevados riscos no futuro, pois como o País vem obtendo resultados expressivos na economia, emprego, segurança, educação, infraestrutura, no saneamento e como todas essas áreas influenciam na saúde, é possível que os progressos na área médica, partilhados por uma população em contínua expansão, não se sustentem.


Desde que livre de patologias mentais, que são a burocracia, o suborno e a tomada subjetiva de decisões, e concentrando-se nas ações médicas mais eficientes sob o aspecto custo-benefício, como a higiene, a prevenção, o saneamento básico e a atenção primária, o País poderá atingir em breve os patamares de saúde alcançados pelas nações com as quais procura equipara-se.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.