CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Introdução sobre as Zoonoses

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tamanho do texto: A A

O combate às Zoonoses é cada vez mais importante
O combate às Zoonoses é cada vez mais importante
Dentro do amplo grupo de enfermidades transmissíveis, as Zoonoses têm destacada importância, e a cada dia vêm despertando mais interesse das autoridades sanitárias e da comunidade científica.

As zoonoses na atualidade constituem os riscos mais frequentes e mais temíveis as quais a humanidade está exposta, relacionando-se neste contexto até 180 doenças já descritas.

A principal característica das Zoonoses é que elas estão situadas em uma encruzilhada entre a Medicina e a Medicina Veterinária. Sua complicação ecológica e epidemiológica na maioria dos casos justifica sua persistência pelos tempos. Processos conhecidos desde os tempos mais remotos, como a raiva, seguem criando problemas.

Outro fator relevante é a urbanização de grandes centros de maneira desordenada, sem oferecer muitas vezes à população o saneamento básico necessário. Também podemos citar como fator de risco, o hábito de criar em casa e apartamento "animais de estimação" tais como cães, gatos, aves ornamentais, quelônios, hamsters e até pequenos símios.

O combate às Zoonoses é cada vez mais importante à medida que a população mundial aumenta e exige mais alimentos, principalmente de origem animal, para seu consumo. Este fator provoca o incremento da indústria agropecuária ocasionando mais impactos ambientais através da implementação de lavouras e aumento dos rebanhos, expondo cada vez mais as populações humana e animal aos riscos das Zoonoses.

Por outro lado, os modernos meios de transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aeroviário favorecem a disseminação destas doenças através da condução acidental de vertebrados (reservatórios) ou invertebrados (vetores) de uma região endêmica a outra indene (MIGUEL, 2005).

Elevando de maneira similar a probabilidade de transmissão de infecções podemos relacionar a comercialização de animais (importação ou exportação) ou a sua apresentação em feiras agropecuárias ou exposições.

Dessa forma, à medida que vão sendo erradicados ou controlados os processos infecciosos como febre amarela, varíola, difteria, raiva ou poliomielite, graças aos esforços dos órgãos de Vigilância Sanitária e Saúde Pública, outros novos processos vão se instalando.

Se o homem quer proteger sua saúde, aumentar a produtividade e melhorar sua qualidade de vida, deve incrementar seus esforços para controlar e erradicar as Zoonoses, direcionando suas ações para a proteção do meio ambiente, visando o equilíbrio ecológico.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.