CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Pós-graduação pela internet Faça uma pós-graduação e ganhe um Tablet CONHEÇA OS CURSOS
Inglês E Espanhol on-line CONVERSAÇÃO AO VIVO COM OS MELHORES TUTORES APRENDA AGORA
CURSOS PROFISSIONALIZANTES ON-LINE Aprenda uma nova profissão, sem sair de casa. Saiba mais
Crie GRÁTIS uma Universidade Corporativa para sua empresa CRIAR AGORA Em 3 minutos seus colaboradores terão acesso a cursos gratuitos. Conheça nossas soluções em capacitação para Instituições Públicas SAIBA MAIS Dezenas de projetos desenvolvidos com Instituições de todo o país.

Índice de Glicose no Sangue

Artigo por Alisson Daniel Fernandes da Silva - sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tamanho do texto: A A

Teste de glicemia
Teste de glicemia
Para medir o índice de glicose no sangue é necessária a realização da glicemia em jejum ou a glicemia capilar. A glicemia em jejum é realizada nos laboratórios de análises clínicas, já a glicemia capilar pode ser realizada até mesmo em casa, desde que você tenha em mãos um glicosímetro.

O glicosímetro é um aparelho que pode ser comprado em farmácias ou em casa de produtos hospitalares. É composto por um chip com código e por fitas teste que devem possuir o mesmo código para ser introduzido no aparelho.

Podemos considerar o resultado do exame normal quando a taxa de glicose variar entre 70 até 110 mg/dl. Se o resultado ficar na faixa de 110 a 125 mg/dl, consideramos acima do normal. A partir de 126 mg/dl, em pelo menos dois exames consecutivos, já podemos considerar que o paciente apresenta um quadro de hiperglicemia. Quando a glicemia é superior a 140 mg/dl em um exame feito a qualquer hora do dia podemos confirmar que o paciente é diabético.

Quando um paciente apresenta um índice de glicose no sangue no valor inferior a faixa normal, dizemos que o paciente apresenta um quadro de hipoglicemia. Agora se há um excesso de glicose no sangue, dizemos que o paciente está com hiperglicemia.

Outra forma de verificação do índice de glicose no sangue é por meio da glicemia capilar. O próprio paciente pode verificar o índice de glicose no sangue, com auxílio de um glicosímetro. É realizada uma punção em qualquer dedo da mão, com uma agulha fina ou com uma lanceta, e colocado uma gota de sangue na fita teste, que logo em seguida é introduzida no glicosímetro. Em poucos segundos o valor da glicemia capilar é informado.

Em resumo, o índice de glicose no sangue é um parâmetro para avaliar se o paciente apresenta uma glicemia normal, baixa ou elevada. Caso o paciente apresente um quadro de diabetes, várias alterações sistêmicas são desencadeadas no paciente.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação