artigo

sexta-feira, 28 de setembro de 2012 - 11:34

Tamanho do texto: A A

Índice de Glicose no Sangue

por: Alisson Daniel Fernandes da Silva

Teste de glicemia
Teste de glicemia
Para medir o índice de glicose no sangue é necessária a realização da glicemia em jejum ou a glicemia capilar. A glicemia em jejum é realizada nos laboratórios de análises clínicas, já a glicemia capilar pode ser realizada até mesmo em casa, desde que você tenha em mãos um glicosímetro.

O glicosímetro é um aparelho que pode ser comprado em farmácias ou em casa de produtos hospitalares. É composto por um chip com código e por fitas teste que devem possuir o mesmo código para ser introduzido no aparelho.

Podemos considerar o resultado do exame normal quando a taxa de glicose variar entre 70 até 110 mg/dl. Se o resultado ficar na faixa de 110 a 125 mg/dl, consideramos acima do normal. A partir de 126 mg/dl, em pelo menos dois exames consecutivos, já podemos considerar que o paciente apresenta um quadro de hiperglicemia. Quando a glicemia é superior a 140 mg/dl em um exame feito a qualquer hora do dia podemos confirmar que o paciente é diabético.

Quando um paciente apresenta um índice de glicose no sangue no valor inferior a faixa normal, dizemos que o paciente apresenta um quadro de hipoglicemia. Agora se há um excesso de glicose no sangue, dizemos que o paciente está com hiperglicemia.

Outra forma de verificação do índice de glicose no sangue é por meio da glicemia capilar. O próprio paciente pode verificar o índice de glicose no sangue, com auxílio de um glicosímetro. É realizada uma punção em qualquer dedo da mão, com uma agulha fina ou com uma lanceta, e colocado uma gota de sangue na fita teste, que logo em seguida é introduzida no glicosímetro. Em poucos segundos o valor da glicemia capilar é informado.

Em resumo, o índice de glicose no sangue é um parâmetro para avaliar se o paciente apresenta uma glicemia normal, baixa ou elevada. Caso o paciente apresente um quadro de diabetes, várias alterações sistêmicas são desencadeadas no paciente.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação

Enfermagem

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!