CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Controle de Pragas e Doenças

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tamanho do texto: A A

Os ataques causados por pragas são de origem animal
Os ataques causados por pragas são de origem animal
De maneira geral as plantas podem ser acometidas por pragas e doenças, mesmo aquelas que recebem cultivo e cuidados adequados, pois podem aparecer de uma hora para outra, especialmente nos períodos de chuvas ou elevada umidade.

No entanto, precisamos saber diferenciar os ataques causados pelas pragas ou pelas doenças para melhor combatê-los. Os ataques causados por pragas são de origem animal (pulgões, lagartas, cochonilhas e outros), enquanto que as doenças podem ser causadas por fungos, bactérias ou vírus.

Nos dois tipos de ataque as plantas sofrem prejuízos no seu desenvolvimento podendo afetar as folhas, os frutos, as raízes ou causar a morte da mesma.

É importante inspecionar as plantas do jardim periodicamente, com o intuito de adotar medidas preventivas no combate de pragas e doenças ou de fazer uso de receitas caseiras que eliminem os possíveis danos as plantas.

Identificando Algumas Pragas e Doenças de Jardim
Pragas
Pulgões – são animais pequenos, porém multiplicam-se com rapidez. Apresentam variação na sua coloração podendo ser verde, preto, marrom, branco ou amarelo. Eles se instalam nas folhas, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Podem transmitir doenças e debilitar excessivamente a planta se encontrado em grande quantidade na mesma.

Pode ser combatidos com o uso de macerado de alho; água com sabão; cinza de madeira, calda de fumo; infusão de folhas de tomate e lavagem com jato d’água.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.