CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sistema Nervoso

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tamanho do texto: A A

A formação do sistema nervoso começa na vida intrauterina
A formação do sistema nervoso começa na vida intrauterina

É o sistema mais complexo que forma o corpo físico. Auxiliado pelo sistema endócrino, controla e coordena as atividades gerais do organismo em sua adaptação necessária a cada momento. A formação do sistema nervoso começa na vida intrauterina com o desenvolvimento do embrião. O neurônio é a célula que constitui o sistema nervoso.



Cada neurônio é constituído de corpo celular, axônio e dendritos que interligados formam as vias nervosas e os centros nervosos. São formados e dispostos em filetes, os nervos transmissores dos impulsos elétricos e dos neurotransmissores. Os centros nervosos interpretam informações recebidas emitindo o comando e esses trafegam dentro do corpo através das vias nervosas.



Entre as funções do sistema nervoso merecem destaque:- Responsável pelo comando, controle e manutenção dos demais sistemas fisiológicos;- Percepção da visão, audição, olfato, paladar, tato, dor e temperatura;- Controle do funcionamento de certas glândulas;- Coordenação das atividades do estômago, pulmões, coração, intestinos, etc.;- Comando dos movimentos; Todos os centros nervosos do corpo encontram-se agrupados no encéfalo e na medula espinhal.



O encéfalo é um conjunto de órgãos localizados no interior do crânio nos quais se destacam o cérebro e o cerebelo. A medula é um órgão alongado e fino que se localiza dentro de um canal ao longo da coluna vertebral. As vias nervosas encontram-se distribuídas no organismo, sendo classificadas de acordo com suas funções em sensitivas ou motoras:



Vias nervosas sensitivas: são as vias que conduzem as informações destinadas aos centros nervosos. São agrupadas em feixes que constituem os nervos e os gânglios nervosos. Os gânglios nervosos são os pontos onde se concentram os corpos celulares dos neurônios que formam as vias nervosas.



Vias motoras: são aquelas que conduzem os estímulos dos centros nervosos para o resto do organismo.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.