CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Sistemas Defensivos no Handebol

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Diminuir as chances de arremesso ao gol
Diminuir as chances de arremesso ao gol
No Handebol são usados sistemas defensivos como: 3:2:1, 5:1, 6:0, 4:2 e 3:3.

O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.

A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.

A escolha por determinado tipo de defesa é fator que depende exclusivamente de outros dois, que são:

- a organização da equipe adversária no ataque;
- a postura dos próprios jogadores de defesa.

Portanto, desconsidere a escolha do Sistema Defensivo em função da idade dos atletas, por exemplo.

O interessante é poder treinar os mais variados Sistemas Táticos na defesa de sua equipe, a fim de torná-la mais rica em opções e fazer seus atletas variarem de Sistema, de acordo com a necessidade do jogo. É claro que, para tal, é necessário que a equipe possua um bom nível técnico e tático - o que não é muito comum em equipes escolares - e sim equipes profissionais de alto nível.

A marcação por zona tem por objetivos principais:

- Diminuir as chances de arremesso ao gol, por parte da equipe adversária;
- Trabalhar o jogo de forma coletiva, ou seja, todos os jogadores são importantes na defesa;

É interessante, nesse momento, ressaltar que; mesmo sendo um sistema de marcação onde todos os jogadores são importantes na sua zona de atuação, o mesmo permite que os companheiros de equipe se auxiliem na marcação, caso ocorra erro por parte de algum deles – nesse momento há possibilidade de cobertura e reforço na marcação .

Além disso, esse sistema causa dificuldade nas infiltrações do adversário, pois a marcação não permite o jogo próximo dos seis metros, levando-os ao jogo próximo a linha dos nove metros, onde a marcação e interceptação de arremessos é facilitada.

Pode-se defender por zona, utilizando os seguintes sistemas de jogo, que serão explicitados a seguir: 6:0; 5:1; 4:2; 3:3; 3:2:1.


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.