artigo

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 - 09:32

Tamanho do texto: A A

Inatividade Física e Obesidade

por: Colunista Portal - Educação

O baixo nível de atividade física seja a causa da obesidade
O baixo nível de atividade física seja a causa da obesidade
É lógico esperar que os indivíduos sedentários apresentem uma possibilidade muito maior de terem um acúmulo excessivo de gordura corporal, quando comparados com aqueles fisicamente ativos. Tem sido observada, nos Estados Unidos, uma relação inversa entre a atividade física (dados obtidos por comunicação pessoal) e os índices de obesidade com dados obtidos através do índice de massa corporal ou IMC (Eck et al., 1992).

Entre os agro americanos, Melby et al., (1991), observaram que os adultos que se exercitavam duas ou mais vezes por semana, apresentavam valores significativamente menores para o IMC (peso/altura2) e circunferência da cintura, quando comparados com adultos que se exercitavam uma vez ou nenhuma vez por semana. Em uma publicação recente, feita na Finlândia, quando foram estudadas cerca de 5000 pessoas (homens e mulheres), durante 10 anos, a diminuição do tempo de recreação destinado à atividade física, estava diretamente relacionada com o aumento da massa corporal, enquanto que aqueles indivíduos que aumentaram seu tempo de atividade física. Apresentaram uma diminuição da massa corporal (Haaoanen et al., 1997).

Embora exista uma associação muito estreita entre a inatividade e a obesidade, não existem dados suficientes que comprovem que o baixo nível de atividade física seja a causa da obesidade. É igualmente possível, que a atividade física diminuída seja consequência da obesidade. Também é possível que os baixos gastos de energia com a atividade física, quando acompanhados por uma ingestão energética baixa, de tal maneira que o balanço energético seja mantido e a obesidade não se instale. Nota-se, entretanto, que o acesso a alimentos com boa palatabilidade e alta densidade energética consumida pelos norte-americanos, e em muito outros países do mundo, seja responsável por um balanço positivo de energia e gordura, muito mais que o baixo gasto de energia que estaria associado com a atividade física.


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação Física

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!