CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Fisiologia da musculação

Artigo por Sylvia Simocelli - terça-feira, 19 de junho de 2012

Tamanho do texto: A A

Musculação melhora qualidade de vida
Musculação melhora qualidade de vida
Podemos considerar a fisiologia muscular como um mundo fantástico de ações e reações momentâneas. Isso porque um músculo, inserido nos pontos ósseos, não está nunca em repouso, mesmo durante o sono, ou seja, mesmo num período de repouso, um pequeno estiramento faz com que o músculo tenha uma vontade permanente de se contrair para anular o alongamento.

Denominada como uma atividade física amplamente praticada em todo o mundo, a musculação apresentando objetivos bem definidos como aumento da massa magra, otimização da força muscular e melhora da qualidade de vida, além de ser importante elemento na preparação de quase todos os atletas de alto desempenho.

Sustentada nos princípios do treinamento de força muscular, a musculação ou treinamento com pesos é um dos mecanismos mais eficientes na indução de respostas fisiológicas ao exercício e a força.

A testosterona é o principal hormônio masculino relacionado ao crescimento muscular. E com relação às características do trabalho de musculação, além da sua alta especificidade verifica-se a grande vantagem do controle de diversas variáveis do treinamento, como intensidade e volume.

A carga, o número de repetições o intervalo de repouso, entre outras acabam por tornar a periodização do exercício uma arte capaz de induzir diversas respostas e adaptações do músculo esquelético.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Sylvia Simocelli

-Jornalista e Assessora de Imprensa na 8020 Marketeria Digital; -Community Manager Circuito 4x1 Campo Grande na QuatroxUM - Instituto de Ensino; - Analista de Mídias Sociais na MOB Comunicação 360º; - Assessora de Imprensa na AACC/MS - Assoc. Amigos das Crianças com Câncer; -Jornalista Programa Festas e Eventos TV; - Redatora na Revista Paladar; - Jornalista na OK Comunicações; Tanaweb e UNAES.