CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Angiospermas

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Tamanho do texto: A A

As angiospermas contituem-se em um grupo de plantas que tem como principal característica a presença de flores e frutos.

A palavra angiosperma vem do grego: angeon + urna + sperma = semente, ou seja, em alusão ao fato da sementes estar envolta por uma camada constituindo assim um fruto.

Dentro da classificação conhecida para as angiospermas observa-se um grupo chamado de Angiospermas Basais. Entre as famílias de angiospermas basais mais conhecidas está Nymphaeaceae, uma família que reúne representantes aquáticos e tem como espécie mais conhecida a Vitória-Régia (Victoria amazonica).

A classificação das angiospermas sofreu intensas modificações recentemente. Atualmente existe uma grande tendência em se reconhecer todas as espécies de acordo com as suas histórias evolutivas com base em seus caracteres moleculares.

Para tanto têm-se utilizado como base dos estudos, sequências de nucleotídeos com baixas taxas de mutação, como é o caso da sequência atpB do DNA dos cloroplastos. Quanto mais similares estas sequências, acredita-se que mais próximos entre si são os grupos em análise.

As relações entre algumas famílias permanecem ainda incertas, constituindo-se em tricotomias nas árvores filogenéticas.

Maiores detalhes sobre a atual classificação filogenética das angiospermas podem ser consultadas em APG III, conforme segue o link:

http://www.mobot.org/MOBOT/research/APWeb/

Autor: Carlos Rodrigo Lehn

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.