artigo

sexta-feira, 10 de agosto de 2012 - 17:23

Tamanho do texto: A A

Introdução à Microbiologia Ambiental

por: Colunista Portal - Educação

Os microrganismos participam de aspectos da vida no planeta
Os microrganismos participam de aspectos da vida no planeta

Os microrganismos, segundo os cientistas, originaram-se há aproximadamente quatro bilhões de anos, a partir de um material orgânico complexo em águas oceânicas, ou possivelmente de nuvens que circundavam a superfície da Terra. (PELCZAR et al. 1996 a).

Os agentes são considerados ancestrais de todas as formas de vida na Terra e com as modificações ocorridas no planeta essas formas de vida se especializaram e se diversificaram, dando origem ao maior grupo de organismos vivos, que constituem a biodiversidade.

Os microrganismos participam de quase todos os aspectos da vida no planeta, com efeitos benéficos e nocivos no meio e nos seres vivos. Dessa forma, a vida no planeta é dependente da atividade dos microrganismos.

Nesse contexto, surge a disciplina de microbiologia ambiental, que faz a ponte entre a microbiologia clássica, a saúde, a indústria e o meio ambiente. A microbiologia ambiental é uma ciência que estuda as interações dos microrganismos com os fatores ambientais bióticos e abióticos.

Essa especialidade da ciência foca o uso do conhecimento das interações dos microrganismos e o ambiente, com a finalidade de trazer benefícios à sociedade. Os microrganismos possuem uma diversidade bioquímica, que torna esse grupo tão complexo e diversificado entre si. Uma espécie de bactéria pode possuir diversas cepas com diferentes metabolismos químicos e enzimáticos.

As reações químicas das bactérias envolvem quebra de substâncias químicas ou síntese de novos compostos, estão relacionadas às modificações no ambiente, poluição, competitividade entre microrganismos em um nicho, estratégia de sobrevivência dentro do hospedeiro, dentre outras.

Os microrganismos têm surgido como novas fontes de produtos na sociedade, um exemplo clássico é da insulina, que tem sido obtida de bactérias geneticamente modificadas.

Outros exemplos estão relacionados a microrganismos decompositores no meio ambiente, como decompositores de materiais derivados do petróleo em água e solos. Ainda é muito questionável a ação de microrganismos utilizados no meio ambiente, por não ser ainda conhecida a sua interação com outros organismos e por não ter uma ecologia conhecida.

Todos os microrganismos não são uma ilha e estão em constante interação com outras estruturas vivas, resultando em uma gama muito diversa de metabólitos.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Biologia