Conceito de boas práticas de fabricação (BPF)

As BPF cuidam para que tudo seja feito da maneira correta
As BPF cuidam para que tudo seja feito da maneira correta

Veterinária

15/01/2013

As BPF representam um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, abrangendo desde as matérias-primas até o produto final, de forma a garantir a segurança e integridade do consumidor. São normas e procedimentos gerais voltados para o controle do ambiente, do pessoal, de contaminações cruzadas e outros itens; com a finalidade de atingir um determinado padrão de identidade e qualidade do produto, cuja eficácia e efetividade devem ser avaliadas por meio de inspeção e/ou investigação.

É considerado o programa base para a adoção de outros sistemas de qualidade na indústria de alimentos, sendo obrigatório, por exemplo, para iniciar e viabilizar o plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Desta forma são obtidos muitos benefícios, entre eles, maior disponibilidade de alimentos, diminuição da quantidade de alimentos deteriorados, menor desperdício, produção mais econômica e menor risco da população consumidora contrair infecções, intoxicações, parasitoses e envenenamento químico de origem alimentar.

As normas que estabelecem as chamadas Boas Práticas de Fabricação estabelecem requisitos fundamentais que vão desde a instalação da indústria, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho, até a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto. O programa de BPF é submetido periodicamente à auditoria, que consiste em uma avaliação sistemática para verificar a eficiência do sistema, por meio de coleta de informações, observações e revisão dos registros no local e análise das ações planejadas, garantindo desta forma a inocuidade do alimento.

A garantia de sua aplicação e consolidação de sua metodologia está no reconhecimento do proprietário da empresa ou de sua diretoria, que para fazer produtos com boa imagem e credibilidade é preciso garantir a aplicação de Boas Práticas de Fabricação, em toda cadeia do processo produtivo. Desde a matéria- prima até suas condições de distribuição.

Um processo de produção devidamente organizado e ordenado dentro dos princípios estabelecidos dos BPF facilita a gestão de fabricação em toda cadeia de produção, permitindo a identificação de falhas operacionais ou administrativas, que possam ocorrer durante o processo produtivo, facilitando e otimizando os custos de correção, reduzindo ou eliminando os prejuízos operacionais, que possam prejudicar e contribuir para inviabilizar o negócio.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130