Aparelho reprodutor feminino

Estruturas internas e externas que formam o aparelho reprodutor feminino
Estruturas internas e externas que formam o aparelho reprodutor feminino

Medicina

18/03/2013

Anatomia do Aparelho Reprodutor Feminino

O Aparelho Reprodutor Feminino ou também chamado Sistema Reprodutor Feminino possui estruturas anatômicas internas e externas.

As estruturas anatômicas externas do aparelho reprodutor feminino são:

• monte de Vênus ou pube,
• grandes lábios,
• pequenos lábios,
• clitóris,
• vestíbulo,
• meato uretral,
• hímen,
• glândulas anexas ( Bartholin e Skene).

As estruturas internas são:

• vagina,
• útero,
• tubas uterinas
• ovários.

Além das estruturas internas e externas que formam o Aparelho Reprodutor Feminino, outras estruturas anatômicas, como o hipotálamo e a hipófise influenciam no funcionamento desse sistema.

A seguir vamos conhecer detalhadamente as estruturas que compõe a genitália Externa Feminina.

Genitália Externa (Vulva)

A palavra Vulva vem do latim vulvaee significa esconder, encobrir.A vulva é o conjunto de órgãos genitais externos da mulher, formada pelos grandes lábios (ou lábios maiores), pequenos lábios (ou lábios menores), clitóris, meato uretral (ou urinário), intróito vaginal (ou orifício vaginal), hímen e glândulas anexas (Bartholin e Skene).

Monte do Púbis (monte de Vênus)

Não é propriamente um órgão, mas uma região situada na parte superior da vulva. É recoberto por grande quantidade de pêlos.

Grandes Lábios (lábios maiores)


São duas pregas cutâneas, localizadas abaixo do monte do púbis.

Pequenos Lábios (lábios menores)


São duas pregas cutâneas, localizadas dentro dos grandes lábios.

Clitóris

O clitóris é homólogo ao pênis, localiza-se acima da uretra. Formado por 2 corpos cavernosos, apresenta na sua extremidade externa a glande, que fica parcialmente encoberta pela fusão dos pequenos lábios. O clitóris não tem tecido erétil, pela ausência do corpo esponjoso. Pode chegar a medir 6 cm. É uma área extremamente inervada, constituindo-se numa das áreas mais erógenas e sensíveis da mulher.

Meato Urinário


Localizado entre os pequenos lábios, abaixo e posterior ao clitóris, localiza-se o meato urinário. É a abertura externa da uretra feminina, tem cerca de 3 cm de comprimento, na mulher tem como única função a excretória (por onde sai a urina).

Vestíbulo

Espaço triangular onde está localizado o meato urinário, limitado pelos pequenos lábios e pelo intróito vaginal (óstio da vagina), na sua parte inferior. O Intróito Vaginal (ou óstio da vagina) é abertura externa da vagina, que fica localizada na parte inferior do vestíbulo.

Hímen

É uma dobra membranosa, presente na entrada da vagina. Possui uma pequena abertura central. Durante a primeira relação sexual vaginal da mulher, o hímennormalmente é rompido.

Glândulas Anexas


Bartholin: correspondem às glândulas de Cooper no homem, e situam-se na porção inferior dos grandes lábios, desembocando seus ductos entres os pequenos lábios eo hímen. Tem o tamanho de um caroço de feijão. Sua função é auxiliar na lubrificação da vagina.
Skene: acompanham o trajeto da uretra feminina, são homólogas a próstata, sem função definida.

Estrutura Interna


A estrutura interna é formada pela vagina, útero, tubas uterinas (ou trompas de Falópio) e ovários.


Vagina

A vagina é o órgão copulador da mulher, recebe o pênis durante a relação sexual. Permite também a passagem do fluxo menstrual e do feto durante o nascimento pelo parto vaginal.

A vagina possui aproximadamente 6 a 10 cm de comprimento e estende-se para cima e para trás, a partir da vulva até o colo. É um órgão musculomembranoso, dilatável e extensível.

O canal vaginal é revestido por mucosa. Na parte anterior da vagina está à bexiga e a uretra e na parte posterior o reto.
Tubas Uterinas (ou trompas de Falópio)

São órgãos em formato cilíndrico, um no lado direito e outro no lado esquerdo que vão do ovário até o útero, com aproximadamente 13 cm de comprimento. As tubas uterinas possuem alta mobilidade o que permite que elas possam captar o óvulo do ovário e servem para conduzir o espermatozoide até a porção distal da tuba, onde se dá a fecundação.

Ovários


Os ovários são as glândulas genitais da mulher. É um órgão par (2 ovários), com formato ovalado, suas dimensões e coloração variam com a fase do ciclo ovárico e estão localizados lateralmente ao útero. Possui funções como a produção de hormônios femininos (estrogênio e progesterona) e a liberação do óvulo para que ocorra a fecundação.

O Estrogênio, é um hormônio produzido pelo ovário,apresenta como principais funções estimular o desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos e das características sexuais secundárias.A Progesteronaé o hormôniocuja função é estimular a produção do leite e auxiliar no desenvolvimento do aparelho secretor das mamas.

Útero


O útero tem o formato de uma pêra, é um órgão muscular. Possui cerca de 7 cm de comprimento por 5 cm de largura em sua parte superior, mas varia de tamanho conforme o número de gestações. Em mulheres nulíparas (que nunca tiveram nenhuma gestação) ele apresenta um tamanho menor, em mulheres que já tiveram gestações, multíparas, ele varia de tamanho. É revestido internamente por uma mucosa chamada Endométrio. Possui como função receber o óvulo e dar condições para que o embrião se desenvolva durante a gestação.

O útero divide-se em duas partes:

Fundo (ou corpo): é a parte maior, fica projetada dentro da região pélvica.
Colo: que se projeta para dentro da vagina.
O colo do útero divide-se em duas partes chamadas de endocérvice (parte mais interna) e ectocérvice (parte mais externa)

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130