Pós-Graduação a Distância em

Educação de Jovens e Adultos

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) promove o conhecimento teórico para compreensão da Educação com o público jovem e adulto, utilizando de ferramentas pedagógicas que permitem utilizar de especificidades curriculares adequadas ao perfil do aluno.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/08/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 99855-9980.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Público-Alvo

Graduados em curso de licenciatura que atuam ou pretendem atuar na docência e/ou gestão na modalidade EJA, na educação básica na rede pública de ensino, em escolas particulares e espaços não formais de educação, tais como associações, órgãos não governamentais, empresas, movimentos sociais e sindicais, dentre outros.

Conteúdo programático

    Educação e Trabalho na Formação de Jovens e Adultos - 40h

     

    Conteúdo Programático: A formação educacional e sua relação com a formação do sujeito social. Trabalho como princípio educativo. A formação integral do sujeito na perspectiva da inclusão social emancipatória. As especificidades do mundo do trabalho em uma perspectiva histórica. O perfil do profissional do século XXI.

     

    História, Política e Legislação da EJA - 40h

     

    Conteúdo Programático: Origens e evolução histórica da EJA no Brasil. A EJA no contexto das políticas públicas da educação brasileira. A EJA e a legislação educacional brasileira.

     

    Introdução à Educação a Distância - 40h

     

    Conteúdo Programático: As Tecnologias e o Cotidiano. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tecnologia em diferentes contextos. Definições de Educação a Distância. Breve Histórico da EAD. Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior. Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação. O papel do professor. O papel do aluno. Papel dos tutores. Colaboração e propostas de comunidades virtuais. Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática.

     

    Material Didático Pedagógico: análise e produção para EJA - 40h

     

    Conteúdo Programático: Fundamentos metodológicos em EJA. Sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem. Projetos e estratégias para o ensino da EJA. Materiais didáticos para EJA e a diversidade.

     

    Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

     

    Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Científica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica. Técnicas para coleta de dados e informações. Projeto de Pesquisa. Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Textos. Forma de apresentação gráfica do artigo científico. As normas da ABNT, NBR 10520/2002.

     

    Metodologia do Ensino Superior - 40h

     

    Conteúdo Programático: A docência no ensino superior. Educação. Didática. Metodologia. A LDB, o ensino superior e suas finalidades. O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro. A metodologia como ato político. O ato de planejar e as intencionalidades. A opção política do educador. Plano e planejamento. Diferenças entre plano e planejamento. As implicações políticas do ato de planejar. Elementos constitutivos de um plano.

     

    Planejamento, Projeto Pedagógico-curricular, Execução e Avaliação em EJA - 40h

     

    Conteúdo Programático: Concepções educacionais. Projeto Pedagógico e Currículo. O papel do currículo na estrutura escolar e sua relação com a estrutura social – currículo e poder. Produção e construção do conhecimento na perspectiva da totalidade. Planejamento e ato educativo. Avaliação da aprendizagem.

     

    Professor de EJA – Identidade e Formação - 40h

     

    Conteúdo Programático: A formação do educador de jovens e adultos no Brasil e os desafios da construção de sua identidade docente. Formação especifica para atuação na EJA: realidade, impasses e possibilidades. O trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos. Relação Professor e Aluno no contexto da EJA e seus sujeitos. Reorganização dos currículos em EJA.

     

    Teorias da Aprendizagem - 40h

     

    Conteúdo Programático: A influência das teorias comportamentais no processo ensino aprendizagem. As implicações das teorias psicanalistas no contexto educativo. Contribuições das perspectivas teóricas cognitiva e histórico-cultural para o processo ensino aprendizagem.

     

    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h

     

    Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

     

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Ma. Blanca Martin Salvago
Conteúdista | Orientador | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Maria Angela Arruda Fachini
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Maria Luiza Arruda de Almeida Serra
Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Ma. Milene Bartolomei Silva
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Norma Celiane Cosmo
Conteúdista | Orientador | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 207,90.


Pagamento à vista no valor de R$ 3118,50.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520 3003-4580   |11 96861-3026