Enfermagem em Gerenciamento de Serviços de Saúde

Com o curso Enfermagem em Gerenciamento de Serviços de Saúde você conhece os processos de gestão da enfermagem e organograma de serviços. Saiba como tomar decisões assertivas e como estabelecer um controle positivo sobre todas as ações.

Carga horária: 100 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 60 dias

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Público-Alvo

Destinado aos profissionais de enfermagem que trabalham em hospitais, ambulatórios e unidades básicas de saúde.

Conteúdo programático

  • Introdução;
  • Gerenciamento da enfermagem;
  • Gestão do conhecimento (dieter kelber);
  • Perfil do gerente de enfermagem;
  • Organograma de serviço de enfermagem;
  • Ética no gerenciamento de enfermagem;
  • Definição: ética, moral, deontologia e bioética;
  • Planejamento estratégico;
  • Estratégia;
  • Como elaborar?;
  • A importância do planejamento estratégico;
  • O planejamento e o processo decisório como instrumentos do trabalho gerencial de enfermagem;
  • A prática de enfermagem e o processo decisório;
  • Processo de tomada de decisão;
  • Epidemiologia e Bases epidemiológicas da doença;
  • Agente infeccioso;
  • O agente etiológico e os fatores de risco são agentes patogênicos;
  • Fontes de infecção;
  • A secretaria de vigilância em saúde;
  • Conceitos de administração e sua aplicabilidade no gerenciamento de enfermagem;
  • Teorias de enfermagem e Conceitos;
  • Paradigmas de enfermagem;
  • Relação teoria - processo de enfermagem;
  • Sequência dos conceitos;
  • Enfermagem;
  • O sistema de enfermagem - um organismo dinâmico;
  • O modelo de gestão;
  • O modelo assistencial;
  • O modelo de educação continuada;
  • Sistematização da assistência de enfermagem - SAE;
  • Consulta de enfermagem;
  • Histórico;
  • Exame físico;
  • Diagnóstico de enfermagem (parcial);
  • Prescrição de enfermagem; Evolução de enfermagem;
  • Regulamentação;
  • Estrutura linear, Estrutura funcional, Estrutura mista e Estrutura matricial;
  • Aspectos gerais da estrutura matricial;
  • Gerentes funcionais e Gerentes de projetos;
  • Estruturas modernas "em rede" e horizontais (sistêmicas);
  • Conceitos básicos da organização;
  • Estruturas organizacionais: missão/visão/crença/filosofia;
  • Análise ambiental;
  • Visão;
  • Crenças e Filosofia;
  • Manual de organização - regimento interno do serviço de enfermagem: subsídios para sua elaboração;
  • Estrutura organizacional e forma de apresentação do regimento;
  • Conceitos; Modelo de regimento interno/manual de organização;
  • Gerenciamento participativo;
  • Conceitos e Cargos e funções;
  • Siglas/termos profissionais;
  • O processo de liderança;
  • A arte do coaching;
  • Empowerment e Comunicação;
  • Colaboradores bem-informados;
  • A história da gerência de projetos;
  • O gerente de projetos;
  • Controle de processos;
  • Gerenciamento de custos na enfermagem;
  • Definição de custos;
  • Evolução do perfil dos custos nas últimas décadas;
  • Sistema de custeio baseado em atividades - ABC;
  • Sistema de custo tradicional x sistema ABC;
  • Sistema abc para hospitais;
  • Custos em enfermagem;
  • Marketing e Segmentação do mercado-alvo;
  • Marketing para profissionais de saúde;
  • Definição de benchmarking e Aplicação do benchmarking;
  • A implantação do benchmarking e a implementação do benchmarking;
  • Os benefícios do benchmarking;
  • Benchmarking: uma ferramenta para a melhoria contínua;
  • Gerentes que não compreendem o comprometimento necessário;
  • Enfocando medições numéricas ao invés de processos;
  • Não posicionamento do benchmarking dentro de uma estratégia maior;
  • Mau entendimento da missão, metas e objetivos da organização;
  • Assumindo que todo projeto necessita de visitas de outras empresas;
  • Não monitorar o benchmarking;
  • A autoimagem do enfermeiro;
  • Melhoria do desempenho dos prestadores de serviços de saúde;
  • Como transformar uma boa ICP em expectativa da função;
  • ISO: o dever da excelência;
  • Descrição das atividades;
  • Registro da qualidade;
  • Enunciados descritivos;
  • Responsabilidade social e demissões em massa: um olhar de relações públicas no relacionamento com o público interno;
  • Diferenças conceituais entre responsabilidade social e outros termos relacionados à dimensão social;
  • Comunicação e transparência com o público interno e as políticas de demissão nas empresas;
  • Agentes multiplicadores como estratégia gerencial em saúde;
  • Segundo a carta de ottawa: (ver citação bibliográfica de onde encontrá-la).

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado digital se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
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