Anfíbios e Répteis: Classificação, Diversidade e Ecologia

O curso Anfíbios e Répteis, por meio da Educação a Distância, oferece aos profissionais da Biologia, Veterinária e demais interessados o conhecimento sobre a classificação, biologia e ecologia de anfíbios e répteis e muito mais.

Carga horária: 80 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 30 dias

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Material em PDF
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Público-Alvo

Este curso é direcionado aos Estudantes e Profissionais das Ciências Biológicas e áreas afins e demais interessados que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre o tema.

Conteúdo programático

    Classificação, diversidade e ecologia de amphibia;
    Importância dos anfíbios;
    Classificação dos anfíbios;
    Ordem anura;
    Famílias pertencentes à ordem anura;
    Amphignathodontidae;
    Arombatidae;
    Brachycephalidae;
    Bufonidae;
    Centrolenidae;
    Ceratophryidae;
    Craugastoridae;
    Cycloramphidae;
    Eleutherodactylidae;
    Dendrobatidae;
    Hemiphractidae;
    Hylodidae;
    Leiuperidae;
    Hylidae;
    Leptodactylidae;
    Microhylidae;
    Pipidae;
    Ranidae;
    Strabomantidae;
    Ordem gymnophiona;
    Família pertencente à ordem gymnophiona;
    Rhinatrematidae;
    Caeciliidae;
    Ochthyophiidae;
    Ordem caudata ou urodelafamília da ordem caudata;
    Sirenidae;
    Hynobiidae;
    Cryptobranchidae;
    Proteidae;
    Rhyacotritonidae;
    Amphiumidae;
    Plethodontidae;
    Salamandridae;
    Ambystomatidae;
    Diversidade de anfíbios;
    Diversidade de anfíbios e os biomas brasileiros;
    Campos sulinos;
    Mata atlântica;
    Cerrado;
    Amazônia;
    Pantanal;
    Caatinga;
    Características gerais dos anfíbios;
    A pele dos anfíbios;
    Cor dos anfíbios;
    Órgãos do sentido;
    Sistema circulatório;
    Sistema respiratório;
    Sistema digestório;
    Sistema excretor;
    Sistema reprodutor;
    Ovos e larvas;
    Metamorfose;
    História natural e ecologia;
    Hábitos alimentares;
    Estratégias reprodutivas;
    Modos reprodutivos;
    Vocalização;
    Corte e fertilização;
    Cuidado parental;
    Mecanismos contra perda de água;
    Mecanismo de defesa contra predadores;
    Mecanismos antipredadores;
    Classificação, diversidade e ecologia de reptilia;
    Importância dos répteis;
    Classificação dos répteis;
    Subclasse anapsida;
    Ordem testudinae;
    Emydidae;
    Testudinidae;
    Geoemydidae;
    Kinosternidae;
    Cheloniidae;
    Dermochelyidae;
    Chelidae;
    Podocnemididae;
    Subclasse diapsida;
    Ordem squamata;
    Subordem amphisbaenis;
    Amphisbaenidae;
    Subordem sauria (lacertilia);
    Iguanidae;
    Hoplocercidae;
    Leiosauridae;
    Polychrotidae;
    Liolaemidae;
    Tropiduridae;
    Phyllodactylidae;
    Scincidae;
    Sphaerodactylidae;
    Anguidae;
    Gekkonidae;
    Teiidae;
    Gymnophthalmidae;
    Subordem ophidia;
    Boidae;
    Anomalepididae;
    Leptotyphlopidae;
    Typhlopidae;
    Aniliidae;
    Propidophiidae;
    Colubridae;
    Elapidae;
    Viperidae;
    Ordem rhynchocephalia;
    Sphenodontidae;
    Ordem crocodilia;
    Alligatoridae;
    Crocodylidae;
    Gavialidae;
    Diversidade dos répteis;
    Diversidade de répteis nos biomas brasileiros;
    Campos sulinos;
    Pantanal;
    Amazônia;
    Cerrado;
    Caatinga;
    Características gerais dos répteis;
    Estrutura do corpo e locomoção;
    Tegumento;
    Sistema nervoso e órgãos dos sentidos;
    Sistema circulatório;
    Sistema respiratório;
    Sistema digestório;
    Sistema excretor;
    Sistema reprodutor;
    História natural e ecologia dos répteis;
    Hábitos alimentares;
    Estratégias reprodutivas;
    Ciclos reprodutivos;
    Partenogênese;
    Viviparidade;
    Comportamentos reprodutivos;
    Acasalamento;
    Regulação de temperatura;
    Defesa contra predadores;
    Mecanismos antipredadores;
    Conservação da herpetofauna;
    Definindo áreas de conservação;
    Principais causas de extinção e declínio das populações;
    Declínio das populações de anfíbios;
    Ameaças às tartarugas marinhas;
    Destruição de habitat;
    Introdução de espécie exótica;
    Poluição ambiental;
    Exploração comercial;
    Alterações climáticas;
    Doenças;
    Métodos de amostragem;
    Técnicas de eutanásia;
    Técnicas de fixação de anfíbios;
    A coleção científica;
    Ofidismo;
    Relação antrópica;
    Diferenças entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas;
    Casos especiais;
    Serpentes peçonhentas brasileiras;
    Jararacas;
    Corais;
    Ação do veneno e sintomas;
    Acidente botrópico;
    Acidente laquético;
    Acidente crotálico;
    Acidente elapídico;
    Primeiros-socorros;
    A produção de soro;
    Prevenção de acidentes;
    Acidentes ofídicos no mundo;
    Alguns mitos sobre serpentes.

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
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