Pós-Graduação a Distância em

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação Gestão de Micro e Pequenas Empresas apresenta elementos conceituais e práticos das especificidades do gerenciamento de empreendimentos de pequeno porte no cenário brasileiro, possibilitando o desenvolvimento do empreendedorismo e das organizações.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/08/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 99855-9980.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Público-Alvo

Profissionais graduados em diversas áreas, seja eles empresários de pequeno porte, consultores ou profissionais autônomos que prestam serviços para pequenas e médias empresas.

Conteúdo programático

    Empreendedorismo - 40h

     

    Conteúdo Programático: O EMPREENDEDORISMO E SEUS CONCEITOS: Conhecendo o Empreendedorismo; Liderança e comportamento empreendedor; Um panorama do Empreendedorismo brasileiro. AS OPORTUNIDADES E O EMPREENDEDORISMO: Identificando Oportunidades; Analisando o mercado para melhor empreender; Preparando-se para empreender. TÓPICOS ESPECIAIS PARA O EMPREENDEDORISMO: Técnicas de Negociação: o conflito a favor do empreendimento; Sustentabilidade: o grande desafio; Empreendedor individual: um novo tipo de empresário.

     

    Ética e Empreendedorismo no Contexto Organizacional - 40h

     

    Conteúdo Programático: ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES: Históricos e definições sobre ética; Modelo Ético de Gestão; Código de Ética nas organizações. RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES: Históricos e definições sobre responsabilidade social nas organizações; Indicadores Ethos de Responsabilidade Social; Da gestão antropocêntrica à gestão ecocêntrica; Tendências e desafios para a responsabilidade social nos negócios. EMPREENDEDORISMO: Mito dos empreendedores; Características comuns aos empreendedores; O empreendedorismo e a atividade econômica; A inovação e o empreendedorismo. GERIR PESSOAS NO NOVO EMPREENDIMENTO: Comprometimento versus custo; Como construir equipes fortes para o novo empreendimento; Reter talentos no novo empreendimento; Gestão de conflitos no novo empreendimento.

     

    Finanças Corporativas - 40h

     

    Conteúdo Programático: TEORIA SOBRE FINANÇAS: As finanças nas organizações; Considerações sobre o dinheiro; A economia e as Análises Financeiras; Rendas, Investimentos e Poupança; Investimentos no Brasil; Indicadores monetários. FERRAMENTAS DE ANÁLISE FINANCEIRA I - FLUXOS DE CAIXA: Avaliação em finanças; Valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR); Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM); Índice de Rentabilidade (InR); Período de Payback (P/B). FERRAMENTAS DE ANÁLISE FINANCEIRA II - PRODUÇÃO E NEGÓCIOS: Ferramentas de produção e de negócios; Análise do Ponto de Equilíbrio; Análise de Sensibilidade; Análise de Composição dos Preços - Markup, Margem e ROI; Análise de Estrutura de Capital; Análise de Valor Econômico Adicionado (EVA). CÂMBIO E CONTRATOS INTERNACIONAIS: Introdução ao estudo do Mercado de Câmbio; O Mercado SPOT; Taxas Cruzadas; O Mercado Forward. INDICADORES DE DESEMPENHO FINANCEIRO: Indicadores de Rentabilidade; Indicadores de Liquidez.

     

    Gestão de Marketing Estratégico - 40h

     

    Conteúdo Programático: AMBIENTE DE MARKETING: Um ambiente em transformação; Variáveis econômicas; Variáveis político-legais; Variáveis socioculturais; Variáveis naturais; Variáveis tecnológicas; Variáveis demográficas; Variáveis concorrenciais. VALOR, SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE: Valor para o cliente; Satisfação do cliente; Fidelização do cliente. MARKETING DE RELACIONAMENTO: Conceito de Marketing de relacionamento; Marketing com banco de dados; CustomerRelationship Management (CRM); Integração das comunicações de marketing e e-marketing; Críticas e alternativas para o marketing de relacionamento. MARKETING BUSINESS-TO-BUSINESS: Mercado organizacional; Compra organizacional e participantes do processo; Processo de compra; Mercados institucional e governamental. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: AS ETAPAS DO PROCESSO DE COMPRA E O FENÔMENO DO CONSUMO: Comportamento do consumidor; MÉTODOS DE PESQUISA EM MARKETING: Pesquisa de marketing; Desenvolvimento da pesquisa de marketing. ESTRATÉGIAS DE PRODUTO, DE NOVOS PRODUTOS E GESTÃO DE MARCAS: Produto e seus tipos; Ciclo de vida do produto; Novos produtos; Gestão da marca; Marketing ambiental; Distribuição e seleção de canais.

     

    Legislação e Processos de Abertura de Empresas - 40h

     

    Conteúdo Programático: TEORIA DA EMPRESA: Conceito de empresário; Os excluídos do conceito de empresário; Empresário Individual; Impedimentos legais; Prepostos. DIREITO SOCIETÁRIO: Classificação das Sociedades; Sociedade em comum; Sociedade em conta de participação; Sociedade Simples; Sociedade Limitada; Sociedade Anônima; Tipos Societários Menores. REGRAS GERAIS DO DIREITO DE EMPRESA NO CÓDIGO CIVIL 2002: Registro do empresário; Escrituração do Empresário; Nome Empresarial; O nome empresarial das sociedades. LEGISLAÇÕES ESPECÍFICAS: Do estatuto da ME e da EPP (Lei 9.841/1999) à Lei Geral das MEs e EPPs (LC 123/2006); Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI; O empresário e os Direitos do Consumidor. ABERTURA DE EMPRESA: Passo a passo para abrir uma empresa; Abertura de empresas virtuais; Taxas e Tributos aplicados na abertura de uma empresa.

     

    Metodologia do Ensino Superior - 40h

     

    Conteúdo Programático: A docência no ensino superior; Educação, Didática, Metodologia; A LDB, o ensino superior e suas finalidades; O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro; A metodologia como ato político; O ato de planejar e as intencionalidades; A opção política do educador; Plano e planejamento; Diferenças; Elementos constitutivos de um plano.

     

    Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

     

    Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Científica; Processo de produção do conhecimento; Pesquisa Científica; Princípios da Pesquisa Científica; Principais Modalidades de Pesquisa; Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica; Técnicas para coleta de dados e informações; Projeto de Pesquisa; Conceituação; A escolha do tema; A estrutura do projeto de pesquisa; Orientações e Normatizações para Redação de Textos; Forma de apresentação gráfica do artigo científico; As normas da ABNT.

     

    Modelo de Plano de Negócios - 40h

     

    Conteúdo Programático: TIPOS DE NEGÓCIOS: Franquias; Empresa familiar; Sociedade limitada. MODELAGEM DE NEGÓCIOS COM CANVAS: Bloco 01 - Segmentação de Clientes; Bloco 02 - Proposta de Valor; Bloco 03 - Canais; Bloco 04 - Relacionamento com Cliente; Bloco 05 - Fluxo de Receitas; Bloco 06 - Recursos-Chave; Bloco 07 - Atividades Principais; Bloco 08 - Principais Parceiros; Bloco 09 - Estrutura de Custos; Representação do modelo Canvas. PLANO DE NEGÓCIOS: O que é e para que serve; Elaboração do Plano de Negócios; Elementos do Plano de Negócios; Análise de mercado; Plano de marketing; Plano Operacional; Plano econômico-financeiro; Indicadores de viabilidade; Construção de cenários; Avaliação Estratégica; Avaliação do Plano de Negócios.

     

    Planejamento de Micro e Pequenas Empresas - 40h

     

    Conteúdo Programático: MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: Desafio do pequeno empreendedor; Micro e pequenas empresas; Regulamentação. DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO: Cadeia de Fornecimento; Ciclo Financeiro; Investidores e financiamento. NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO: Inovação nas micro e pequenas empresas. INCENTIVOS AO DESENVOLVIMENTO: Incubadoras; Iniciativas Públicas e Privadas; Investidores Anjo.

     

    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h

     

    Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

     

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Ma. Elaine Cristina Paganotti Rezende
Conteúdista | Orientador | Titular

Dra. Eloir Trindade Vasques Vieira
Conteúdista | Orientador | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Titular

Me. Leandro Tortosa Sequeira
Conteúdista | Orientador | Titular

Me. Leila Cristina G. de Oliveira
Conteúdista | Orientador | Titular

Esp. Maira Nunes Farias Portugal
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra
Conteúdista | Titular

Me. Michel Ângelo Constantino de Oliveira
Conteúdista | Titular

Me. Ricardo Alexandre Martins Garcia
Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 261,45.


Pagamento à vista no valor de R$ 3921,75.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520 3003-4580   |11 96861-3026