Pós-Graduação a Distância em

Psicopedagogia

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

A Pós-Graduação em Psicopedagogia apresenta o Histórico, Fundamentos, Atuação, Desenvolvimento, Cognição e Afetividade da Psicopedagogia, Contribuições da Neurologia à Docência e muito mais.

Carga horária: 460 Horas

Início a partir de: 10/11/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 99855-9980.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Público-Alvo

Curso INDICADO a graduados com formação em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outros profissionais de áreas afins que tenham formação superior e interesse em identificar os vários fatores que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, em diferentes fases do desenvolvimento humano para o trabalho psicopedagógico no ambiente escolar.

Conteúdo programático

    "A certificação é específica para atendimento do professor ao seu grupo escolar, trata-se de um aprimoramento docente frente as demandas da escola e, sobretudo, da sala de aula. NÃO há certificação na clínica e na instituição porque não haverá estágio presencial. Porém, o aluno será certificado em Psicopedagogia em Foco Escolar."

    Aprendizagem e Autoria - 40h

    Conteúdo Programático: Teorias da aprendizagem: concepções e representantes; Paradigma Comportamental; Paradigma Cognitivista; Paradigma Humanista; O que e como se aprende?; A relação entre informação, conhecimento e saber; Aprendizagem e gestão do conhecimento; Capacidades, habilidades e estilos de aprendizagem; O que é aprender e sujeito autor?; Aprendentes são muitos, autores nem sempre; Modalidade de Aprendizagem e Ensinagem; Sujeito ensinante e aprendente; Fazer-se aprendente; Função ensinante; A autoria de pensamento e a autonomia da aprendizagem; Aprendizagem Significativa: do conceito a prática; Mapas Conceituais: uma ferramenta de aprendizagem; Metacognição: Aprender e Ensinar; Significado e estratégias metacognitivas; Aprender a ensinar em uma perspectiva metacognitiva; Dificuldades e/ou Problemas de Aprendizagem; Histórico, Conceito e Classificação; Dificuldade de Aprendizagem ou de Ensinagem?; O problema não é Meu.

    Contribuições da Neurologia à Docência - 40h

    Conteúdo Programático: Bases neurológicas: como é nosso cérebro; Célula nervosa e seu funcionamento; As funções e vias de associação do córtex cerebral; A química do comportamento; Transtornos Específicos: Dislexia; Disgrafia; Disortografia; Discalculia; TDAH/I; Síndromes neurológicas; Síndrome de Gilles de la Tourette; Neurocisticercose; Neurofibromatose; Autismo; Síndrome de Asperger; Síndrome de West; Síndrome do X-frágil; Síndromes Genéticas; Esclarecendo algumas patologias: Gagueira; Epilepsia; Depressão; Esquizofrenia; Psicose Infantil; Tratamentos e encaminhamentos; Quando encaminhar a um neurologista; Que exames colaboram em um diagnóstico; Intervenções possíveis, condições necessárias.

    Da Oralidade à Leitura, a Escrita e suas Dificuldades no Processo de Letramento - 40h

    Conteúdo Programático: A Linguagem Oral e seu Desenvolvimento; Fatores de influencias : ambientais e biológicos; A linguagem infantil – fases do desenvolvimento; Alfabetização e Letramento; Histórico, conceitos e fundamentos da alfabetização; Alfabetizar letrando: os métodos de ensino; Desenvolvimento da Consciência Fonológica à Escrita; A inteligência e a consciência lingüística; Níveis do desenvolvimento da escrita contribuições de Emília Ferreiro; Contribuições da Psicopedagogia nas Dificuldades de Leitura e Escrita; Intervenções pedagógicas.

    Desenvolvimento, Cognição e Afetividade - 40h

    Conteúdo Programático: Desenvolvimento humano, cognição e a afetividade; Teorias do Desenvolvimento: ambientalista, inatista e interacionista; A interdependência entre: afetividade e cognição para a aprendizagem; O valor das ligações afetivas; Redes da aprendizagem: Prazer e Motivação – Desejo e Inteligência; O afeto e sua relação com a aprendizagem; A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar; Psicanálise na Educação; Desenvolvimento Cognitivo; Estruturas da cognição no processo de aprendizagem; Teoria de Piaget; Teoria de Vygotsky; Inquietações afetivas, implicações cognitivas e obstáculos do aprender; Adaptação; Sintomas Psicossomáticos; Fobias a Fobia Escolar; Agressividade; Gagueira; Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC.

    Família: Relações, Vínculos e Aprendizagens - 40h

    Conteúdo Programático: Que instituição é essa: suas configurações e funções; Berço da afetividade e do equilíbrio emocional; As identidades e as relações familiares; Os diferentes personagens da família; Toda família é igual, só muda o endereço: Autoridade: falar a mesma língua é bom; Rituais familiares; Respeito: não é unilateral; Capacidade de amar e cuidar; Relações vinculares; O Valor dos Vínculos: princípio das relações sociais; Vínculo materno e vínculo paterno; Outros vínculos; Teoria do Vínculo: Aspectos Familiares que favorecem o desempenho escolar; Os hábitos familiares; A interação entre pais e filhos; Práticas educativas: Ensinar brincando; Ambiente cultural; Expectativas sobre os filhos: espelho, espelho meu; Família como ponto de partida para a aprendizagem; Primeira ensinante; As aprendizagens em família são suportes as outras aprendizagens; Repensando a Família frente às novas configurações: reflexões necessárias; Contexto familiar influencia o contexto escolar?; Diálogos possíveis; A auto-estima do aluno vem de casa, mas a escola o desenvolve?; A disciplina e a indisciplina: enfrentamentos da família e da escola; A escola e a urgência da presença da família.

    Metodologia do Ensino Superior - 40h

    Conteúdo Programático: A docência no ensino superior; Educação. Didática. Metodologia; A LDB, o ensino superior e suas finalidades; O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro; A metodologia como ato político; O ato de planejar e as intencionalidades; A opção política do educador; Plano e planejamento; Diferenças entre plano e planejamento; As implicações políticas do ato de planejar; Elementos constitutivos de um plano.

    Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

    Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica; Processo de produção do conhecimento; Pesquisa Científica; Princípios da Pesquisa Científica; Principais Modalidades de Pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campo; Pesquisa experimental; Pesquisa-ação; Pesquisa de intervenção; Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica; Compilação ou “estado da questão”; Análise de texto; Estudo comparativo; Estudo histórico; Pesquisas de campo; Técnicas para coleta de dados e informações; Questionário ou formulário; Entrevista; Observação com método científico; História de vida; Depoimento oral; Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida); Projeto de Pesquisa; Conceituação; A escolha do tema; A estrutura do projeto de pesquisa; Inicia-se com a capa e com a folha de rosto; Elementos essenciais do projeto de pesquisa; Orientações e Normatizações para Redação de Textos; Forma de apresentação gráfica do artigo científico; As normas da ABNT, NBR 10520/2002; Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé; Tipos de Citações; Localização das Citações; As Notas de Rodapé; Normas para elaboração de referências.

    Pensamento Lógico Matemático – Recuperando o Pensa - 40h

    Conteúdo Programático: Desmitificando o Pensamento Lógico Matemático; Pensamento e raciocínio lógico matemático; Aplicações cotidianas do raciocínio; Habilidades operatórias e matemáticas; Aprendizagem de matemática; A questão da memória e as outras competências; Da Aquisição da Linguagem Matemática à Construção dos Conceitos; Comunicar e compreender; Resolver problemas; Geometria na vida; Cálculo mental; Contribuições de Constance Kamii; De quem estamos falando; Da anomia a autonomia do pensar e agir; Os tipos de conhecimentos; A importância do erro; As construções necessárias; Do Medo ao Prazer; Dificuldades em matemáticas; Em que residem as dificuldades; Postura psicopedagógica e didática frente ao aprendente; Matemática e as inteligências múltiplas; A importância do jogo para as aprendizagens matemáticas; Atividades que desafiam o pensar ou que treinam a memória.

    Psicopedagogia: Histórico, Fundamentos e Atuação - 40h

    Conteúdo Programático: Trajetória Histórica da Psicopedagogia: Na Europa; Nas Américas: EUA e Argentina; No Brasil; ABPp; Conceituação, objeto de estudo e bases epistemológicas da Psicopedagogia; Conceito e Caracterização; Objeto de Estudo; Campos de Atuação: Clínica e Institucional; Finalidades da Atuação; Teóricos; Identidade do Profissional Psicopedagogo: A formação: como ponto de partida; Construção Interdisciplinar; O olhar e a escuta psicopedagógica; Perfil, Competências e Habilidades; Ética Profissional; Bases Legais: Regulamentação e o Código de Ética; O psicopedagogo e os novos desafios educativos; O contexto educacional: a escola, que espaço é este?; A sala de aula: Processos e Práticas; Quando a aprendizagem não vai bem: Dificuldades, problemas, distúrbios, disfunções, síndromes; A Psicopedagogia como instrumento da prática docente.

    Psicomotricidade no Desenvolvimento de Competencias Acadêmicas - 40h

    Conteúdo Programático: Porque a psicomotricidade é importante?; Histórico, conceito e fundamentos; Elementos básicos da psicomotricidade; O corpo: a educação pelo movimento; Movimentos, agilidade e habilidades: atributos da competência motora; Competências motoras que implicam na linguagem, na escrita e na leitura; Como se aprende e se ensina através de atividades lúdicas; O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem; Dialogando psicomotricidade e psicopedagogia; A Importância da Psicomotricidade no processo de Aprendizagem; Algumas atividades práticas: para auxiliar na sala de aula.

    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h

    Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Esp. Ana Lidiane da Cunha
Conteúdista | Orientador | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Orientador | Titular

Me. Luciano Ferraz Servantes
Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Dra. Marta Regina Brostolin
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Simone de Figueiredo Cruz
Conteúdista | Orientador | Titular

Esp. Tânia Maria Filiú de Souza
Conteúdista | Orientador | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 186,79.


Pagamento à vista no valor de R$ 2801,85.

Duração|Carga Horária
460 horas | Aproximadamente 15 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520 3003-4580   |11 96861-3026