Pós-Graduação a Distância em

Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual apresenta os conhecimentos necessários para que o aluno possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com deficiência intelectual e necessidades educacionais especiais.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/03/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )
  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

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Público-Alvo

Professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais profissionais com interesse na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva.

Conteúdo programático

     

    As Tecnologias e o Cotidiano. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tecnologia em diferentes contextos. Definições de Educação a Distância. Breve Histórico da EAD. Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior. Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação. O papel do professor, do aluno e dos tutores. Colaboração e propostas de comunidades virtuais. Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática.


     

     

    Direito à Diversidade. Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão. Política Nacional de Educação Inclusiva. Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico. Identificação de necessidades educacionais especiais.


     

     

    Desenvolvimento humano e aprendizagem. Funções cognitivas, sensoriais e motoras. O afeto e sua relação com a aprendizagem. A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar. Estruturas da cognição no processo de aprendizagem. Teoria de Piaget. Teoria de Vygotsky.


     

     

    Deficiência intelectual. A deficiência Intelectual na humanidade. Concepções sobre a deficiência intelectual. A escola comum diante da deficiência intelectual. A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica. Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual. Possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. Interação e mediação pedagógica.


     

     

    Currículo e planejamento. Projeto e plano de aula. A relação professor aluno e a aprendizagem. Avaliação: Família/escola, estudo de caso.


     

     

    O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino para o aluno com DI. Métodos, técnicas e recursos para o ensino de alunos com DI. Atuação da equipe multidisciplinar.


     

     

    Conceitos da TA. Avaliação e implementação da TA. Modalidade da TA. Rompendo barreiras para o aprendizado. Comunicação Aumentativa e Alternativa.


     

     

    A docência no ensino superior. Educação. Didática. Metodologia. A LDB, o ensino superior e suas finalidades. O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro. A metodologia como ato político. O ato de planejar e as intencionalidades. A opção política do educador. Plano e planejamento. Diferenças entre plano e planejamento. As implicações políticas do ato de planejar. Elementos constitutivos de um plano.


     

     

    Os caminhos da Pesquisa Científica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica. Técnicas para coleta de dados e informações. Projeto de Pesquisa. Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Textos. Forma de apresentação gráfica do artigo científico.As normas da ABNT, NBR 10520/2002.


     

     

    Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

     

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Ma. Blanca Martin Salvago
Conteúdista | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Titular

Dra. Maria Cristina L. Paniago Lopes
Conteúdista

Ma. Maria Luiza Arruda de Almeida Serra
Conteúdista | Titular

Esp. Tânia Maria Filiú de Souza
Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Ma. Tania Rocha Nascimento
Conteúdista | Orientador | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 218,84.


Pagamento à vista no valor de R$ 3282,60.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

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