Pós-Graduação a Distância em

Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Auditiva

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

A Pós-Graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Auditiva apresenta os conhecimentos necessários para que o aluno possa atuar dentro das organizações de apoio às pessoas com deficiência auditiva e necessidades educacionais especiais.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/05/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )
  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Público-Alvo

Professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais com interesse na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva.

Conteúdo programático

    Atendimento Educacional Especializado - AEE na Deficiência Auditiva - 40h

     

    Conteúdo Programático: O trabalho no espaço escolar: da identificação às alternativas de ensino para o aluno com DA. Métodos, técnicas e recursos para o ensino de alunos com DA. Atuação da equipe multidisciplinar.

     

    Deficiência Sensorial: Surdez - 40h

     

    Conteúdo Programático: Educação de deficientes auditivos e surdos. Conceituação e caracterização. Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento. Etiologia e prevenção da surdez. O papel da família frente à surdez. A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum. O surdo e a história da sua educação. Estimulação da linguagem. Significando o conteúdo da linguagem. Aprendizado da Língua Portuguesa. A Língua Brasileira de sinais. Recursos Tecnológicos na Educação do aluno surdo.

     

    Desenvolvimento e Aprendizagem - 40h

     

    Conteúdo Programático: Desenvolvimento humano e aprendizagem. Funções cognitivas, sensoriais e motoras. O afeto e sua relação com a aprendizagem. A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar. Estruturas da cognição no processo de aprendizagem. Teoria de Piaget. Teoria de Vygotsky.

     

    Fundamentos da Educação Especial - 40h

     

    Conteúdo Programático: Direito à Diversidade. Educação Especial no Brasil: da segregação à inclusão. Política Nacional de Educação Inclusiva. Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico. Identificação de necessidades educacionais especiais.

     

    Introdução à Educação a Distância - 40h

     

    Conteúdo Programático: As Tecnologias e o Cotidiano. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tecnologia em diferentes contextos. Definições de Educação a Distância. Breve Histórico da EAD. Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior. Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação. O papel do professor, do aluno e dos tutores. Colaboração e propostas de comunidades virtuais. Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática.

     

    Libras I - Vocabulário - 40h

     

    Conteúdo Programático: Sinais Religiosos. Material Escolar. Séries e Disciplinas. Faculdades e cursos. Higiene. Doenças. Sexo. Política. Países. Estados e cidades do Brasil. Surdo-Cego.

     

    Metodologia do Ensino Superior - 40h

     

    Conteúdo Programático: A docência no ensino superior. Educação. Didática. Metodologia. A LDB, o ensino superior e suas finalidades. O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro. A metodologia como ato político. O ato de planejar e as intencionalidades. A opção política do educador. Plano e planejamento. Diferenças entre plano e planejamento. As implicações políticas do ato de planejar. Elementos constitutivos de um plano.

     

    Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

     

    Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Científica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica. Técnicas para coleta de dados e informações. Projeto de Pesquisa. Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Textos. Forma de apresentação gráfica do artigo científico. As normas da ABNT, NBR 10520/2002.

     

    Planejamento, Execução e Avaliação - 40h

     

    Conteúdo Programático: Currículo e planejamento. Projeto e plano de aula. A relação professor aluno e a aprendizagem. Avaliação: Família/escola, estudo de caso.

     

    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h

     

    Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

     

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Ma. Blanca Martin Salvago
Conteúdista | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Titular

Dra. Maria Cristina L. Paniago Lopes
Conteúdista

Ma. Maria Luiza Arruda de Almeida Serra
Conteúdista | Titular

Ma. Nadia Bigarella
Conteúdista | Orientador | Titular

Dra. Synara Aparecida Olendzki Broch
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Tania Rocha Nascimento
Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 218,84.


Pagamento à vista no valor de R$ 3282,60.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520 3003-4580   |11 99845 9980