Distúrbios de Aprendizagem e a Educação Inclusiva

O curso Distúrbios de aprendizagem e a Educação Inclusiva, por meio da educação a distância, oferece todos os interessados o conhecimento a cerca dos distúrbios que afetam a aprendizagem bem como o conhecimento e capacitação sobre a educação inclusiva refletindo sobre a escola para todos.

Carga horária: 140 Horas

Início a partir de: Hoje

Curso disponível por: 60 dias

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Material em PDF
  • 12x R$ 30,28

    à vista R$ 363,30

  • Ou adquira somente o livro digital

Público-Alvo

Público em geral interessados em adquirir conhecimento acerca dos Distúrbios de aprendizagem e a Educação Inclusiva.

Conteúdo programático

  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Definições descritivas;
  • Teorias e modelos das dificuldades de aprendizagem;
  • Imagem gestáltica;
  • Enfoque neuropsicológico;
  • Concepção heterogênea das dificuldades de aprendizagem;
  • Modelos neuropsicológicos;
  • Explicação das dificuldades de aprendizagem da linguagem (DAL);
  • Explicação cognitiva e simbólica;
  • Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita (DALE);
  • Modelo de conexões múltiplas de aquisição da leitura;
  • Modelo de desenvolvimento restritivo de aquisição da escrita;
  • Desenvolvimento restritivo de aquisição da escrita;
  • Explicação das dificuldades de aprendizagem da matemática (DAM);
  • Neuropsicologia;
  • Explicação educativa;
  • Explicação cognitiva;
  • Modelos mentais para as tarefas matemáticas;
  • Classificação das dificuldades de aprendizagem;
  • Dificuldades de aprendizagem frente a outros transtornos;
  • Transtorno da fala: a gagueira;
  • Linguagem confusa;
  • Outros transtornos da infância e da adolescência;
  • Deficiência mental e transtornos generalizados do desenvolvimento (tgd);
  • Subtipos nas dificuldades de aprendizagem;
  • Pesquisas taxonômicas;
  • Habilidades;
  • Tipos neuropsicológicos;
  • Bakker;
  • Rourke;
  • Definição geral e de subtipos de Rourke;
  • Definição genérica;
  • Definições específicas (subtipos);
  • Definição geral e de subtipos de Rourke;
  • Habilidades neuropsicológicas;
  • Deficits neuropsicológicos;
  • Prognóstico acadêmico;
  • Prognóstico psicossocial Ii;
  • Habilidades neuropsicológicas;
  • Deficits neuropsicológicos;
  • Prognóstico acadêmico;
  • Prognóstico psicossocial IIi;
  • Habilidades neuropsicológicas;
  • Deficits neuropsicológicos;
  • Prognóstico acadêmico;
  • Prognóstico psicossocial III;
  • Transtorno de deficit de atenção - hiperatividade;
  • Fisiopatologia do transtorno de deficit de atenção/hiperatividade;
  • Quadro clínico do transtorno de deficit de atenção/ hiperatividade;
  • Dificuldades de aprendizagem caracterizada, primariamente, por transtornos do funcionamento não verbal;
  • A síndrome NLD;
  • Habilidades neuropsicológicas;
  • Deficits neuropsicológicos;
  • Psicologia das dificuldades de aprendizagem;
  • Caminhos para o desenvolvimento;
  • Adolescentes com dificuldades de aprendizagem;
  • Dificuldades de adaptação social;
  • Transtorno não verbal;
  • Adultos com dificuldades de aprendizagem;
  • Aprendizagem e memória;
  • A importância do estudo da linguagem;
  • Análise histórica das três psicolinguísticas;
  • Síntese do processo de desenvolvimento;
  • Dificuldades de aprendizagem da linguagem e dificuldades de aprendizagem;
  • Formas de linguagem;
  • Uso da linguagem;
  • Componentes da linguagem;
  • Disfasias do desenvolvimento;
  • Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita (DALE);
  • Modelo interativo;
  • Dificuldades da linguagem na leitura;
  • Psicologia - cognitivos;
  • Dificuldades de aprendizagem da escrita;
  • Planejando a escrita;
  • Atraso na escrita;
  • Referências bibliográficas.
  • Educação inclusiva: reflexões sobre a escola para todos;
  • O movimento pela escola para todos;
  • Pluralidade cultural, diversidade, diferença: questões étnico-raciais e questões de gênero e a educação inclusiva;
  • Educação inclusiva: processo histórico e atenção à pessoa com deficiência nas políticas públicas no Brasil;
  • A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência física;
  • Deficiência intelectual/mental;
  • Deficiência múltipla;
  • Síndrome de Down;
  • Alunos com transtorno global de desenvolvimento;
  • Autismo;
  • Transtornos funcionais específicos;
  • Transtorno de aprendizagem;
  • Quais são os tipos de transtornos de aprendizagem;
  • Transtorno da leitura;
  • Transtorno da matemática;
  • Transtorno da expressão escrita;
  • Atendimento educacional especializado;
  • A educação escolar das pessoas com deficiência;
  • Práticas pedagógicas e os fundamentos subsidiários ao trabalho do professor;
  • Qual o significado de práticas pedagógicas;
  • Aprendizagem e adequações para acesso de pessoas com deficiência ao conhecimento;
  • Aprendizagem: um tema para reflexão;
  • Funções mentais da linguagem;
  • Flexibilidade curricular: um assunto em debate;
  • Acesso ao currículo, adequações;
  • Referências bibliográficas.

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.
  • 12x R$ 30,28

    à vista R$ 363,30

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

;