Curso online de Podcast e Educação - Portal Educacao
É NOVO POR AQUI? Use o cupom BEMVINDO10 e garanta 10% off em sua 1ª compra!

Categorias RELACIONADAS

Central de vendas

Whatsapp11 94101-9030
Fale com um consultor

Já possui um curso/assinatura e precisa de ajuda? Clique aqui.

Dúvidas ?

  • 0800 707 4520
  • 11 94101-9030
Outras dúvidas

Fale com o consultor

Deixe seu número

que eu ligo para você

Enviar

Faça sua matrícula via CHAT aqui

Para suporte a assinaturas e cursos clique aqui

  • Carga Horária:

    Informações adicionais de cursos

    cargaHoraria10
    CursoDisponivel60
    PublicoAlvoDestinado a profissionais da área de Educação.
    ConteudoCurso
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • NivelIntermediário
    o que voce vai aprender
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • tipo do cursoSINGULARIDADES
    Carga HoráriaAté 20 horas
    InstrutorAreaDouglas Calixto
    InstrutorDescricaoDouglas Calixto é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação “Memes na Internet – entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e “zoeira” de estudantes nas redes sociais” rendeu o prêmio de melhor mestrado da ECA-USP em 2017 e o prêmio de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em 2018. É atualmente pesquisador do MECOM (Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas) e supervisor de comunicação do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
    cursoParceirosim

    Valor da Página

    portalPlaynao
    Curso Upfynao
    Horas
  • Inicio à partir de:

  • Curso disponível por:

    Informações adicionais de cursos

    cargaHoraria10
    CursoDisponivel60
    PublicoAlvoDestinado a profissionais da área de Educação.
    ConteudoCurso
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • NivelIntermediário
    o que voce vai aprender
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • tipo do cursoSINGULARIDADES
    Carga HoráriaAté 20 horas
    InstrutorAreaDouglas Calixto
    InstrutorDescricaoDouglas Calixto é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação “Memes na Internet – entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e “zoeira” de estudantes nas redes sociais” rendeu o prêmio de melhor mestrado da ECA-USP em 2017 e o prêmio de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em 2018. É atualmente pesquisador do MECOM (Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas) e supervisor de comunicação do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
    cursoParceirosim

    Valor da Página

    portalPlaynao
    Curso Upfynao
    dias
NÍVEL:

Informações adicionais de cursos

cargaHoraria10
CursoDisponivel60
PublicoAlvoDestinado a profissionais da área de Educação.
ConteudoCurso
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • NivelIntermediário
    o que voce vai aprender
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • tipo do cursoSINGULARIDADES
    Carga HoráriaAté 20 horas
    InstrutorAreaDouglas Calixto
    InstrutorDescricaoDouglas Calixto é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação “Memes na Internet – entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e “zoeira” de estudantes nas redes sociais” rendeu o prêmio de melhor mestrado da ECA-USP em 2017 e o prêmio de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em 2018. É atualmente pesquisador do MECOM (Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas) e supervisor de comunicação do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
    cursoParceirosim

    Valor da Página

    portalPlaynao
    Curso Upfynao

    Curso online de
    Podcast e Educação - Instituto Singularidades

    Um leque de possibilidades didáticas e pedagógicas é empregado na linguagem do podcast. O formato do radiofone nas escolas permite uma flexibilidade nos recursos materiais, podendo ser adaptados, mas contando sempre com a disponibilidade dos estudantes e professores. Em um contexto educativo, os conteúdos de apoio são dados por meio de mídias sonoras. Assim, busca-se compreender os procedimentos verbais – texto e oralidade – e os não-verbais – música, ruídos captados, e todo o áudio editado – na construção de pequenas peças de podcast, disponibilizando-as em suportes digitais. Tendo a interdisciplinaridade e senso crítico como base de construção do conhecimento.

    Podcast e Educação - Instituto Singularidades

    Por: R$ 400,00ou X de

    Preço válido por 8 dias

    O que você vai aprender?

    Informações adicionais de cursos

    cargaHoraria10
    CursoDisponivel60
    PublicoAlvoDestinado a profissionais da área de Educação.
    ConteudoCurso
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • NivelIntermediário
    o que voce vai aprender
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • tipo do cursoSINGULARIDADES
    Carga HoráriaAté 20 horas
    InstrutorAreaDouglas Calixto
    InstrutorDescricaoDouglas Calixto é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação “Memes na Internet – entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e “zoeira” de estudantes nas redes sociais” rendeu o prêmio de melhor mestrado da ECA-USP em 2017 e o prêmio de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em 2018. É atualmente pesquisador do MECOM (Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas) e supervisor de comunicação do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
    cursoParceirosim

    Valor da Página

    portalPlaynao
    Curso Upfynao
    Comprar
    adicionar ao carrinho

    Para quem é esse curso?

    Informações adicionais de cursos

    cargaHoraria10
    CursoDisponivel60
    PublicoAlvoDestinado a profissionais da área de Educação.
    ConteudoCurso
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • NivelIntermediário
    o que voce vai aprender
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • tipo do cursoSINGULARIDADES
    Carga HoráriaAté 20 horas
    InstrutorAreaDouglas Calixto
    InstrutorDescricaoDouglas Calixto é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação “Memes na Internet – entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e “zoeira” de estudantes nas redes sociais” rendeu o prêmio de melhor mestrado da ECA-USP em 2017 e o prêmio de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em 2018. É atualmente pesquisador do MECOM (Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas) e supervisor de comunicação do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
    cursoParceirosim

    Valor da Página

    portalPlaynao
    Curso Upfynao

    O que você vai aprender?

    Informações adicionais de cursos

    cargaHoraria10
    CursoDisponivel60
    PublicoAlvoDestinado a profissionais da área de Educação.
    ConteudoCurso
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • NivelIntermediário
    o que voce vai aprender
  • Introdução ao curso

  • Aula 0.1 — Orientações gerais;

  • Aula 0.2 — Boas-vindas;

  • Apresentação pessoal do aluno.


  • Unidade 1 — No princípio era o Verbo: do texto ao podcast

  • Aula 1.1 — Educomunicação e o universo podcast: os sentidos e a emoção do rádio;

  • Aula 1.2 — Rádio na escola: objetivos e referências;

  • Aula 1.3 — Do texto ao podcast: a linguagem radiofônica e os recursos pedagógicos;

  • Aula 1.4 — O que é podcast? Por que todo mundo quer fazer e ouvir?;

  • Aula bônus 1 — Para fazer na escola: rádio & humor.

  • Material complementar: Janelas de inovação – Projeto nas ondas do rádio – Educom.

  • Unidade 2 — O podcast como recurso de áudio na escola

  • Aula 2.1 — O áudio como recurso pedagógico multidisciplinar;

  • Aula 2.2 — As possibilidades temáticas do podcast e seu uso na escola: entrevista com podcasters;

  • Aula 2.3 — Como ouvir podcasts: plataformas e aplicativos;

  • Aula 2.4 — Exercício: O primeiro roteiro a gente não esquece;

  • Aula bônus 2 — Para fazer na escola: rádio & poder.

  • Material complementar:
    Educom. Rádio: uma política pública que pensa a Mudança da Prática Pedagógica.


  • Unidade 3 — Roteiro, produção e captação

  • Aula 3.1 — Roteiro de mídia sonora: gêneros e funcionalidades;

  • Aula 3.2 — Captura e captação de sons: equipamentos básicos e softwares gratuitos;

  • Aula 3.3 — Edição de Áudio: conhecendo o Audacity;

  • Aula 3.4 — Publicação e divulgação do podcast nas redes;

  • Aula bônus 3 — Para fazer na escola: rádio & tecnologia.

  • Atividade de consolidação

  • Material complementar: Podcast Alô, Ténica – sobre a produção de podcasts.


  • Unidade 4 — Pensar e criar o seu próprio podcast

  • Aula 4.1 — Contextualização BNCC: o podcast como recurso interdisciplinar escola;

  • Aula 4.2 — Curadoria: podcasts como aliados na sala de aula;

  • Aula 4.3 — Como fazer o podcast: sete passos fundamentais de composição;

  • Aula 4.4 — Exercício: produção, edição e publicação do podcast;

  • Aula bônus 4 — Para fazer na escola: rádio & percepção.
    Material complementar: Artigo: Ecologia Sonora: abordagem necessária.


  • Unidade 5 — YouTube: um capítulo à parte

  • Aula 5.1 — YouTube: sucesso entre estudantes e poderosa ferramenta educativa;

  • Aula 5.2 — YouTube na escola: vamos criar nosso canal?;

  • Aula 5.3 – Encerramento.

  • Material complementar: TEDx: Como a zoeira influencia Comunicação e Educação?
  • tipo do cursoSINGULARIDADES
    Carga HoráriaAté 20 horas
    InstrutorAreaDouglas Calixto
    InstrutorDescricaoDouglas Calixto é jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A dissertação “Memes na Internet – entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e “zoeira” de estudantes nas redes sociais” rendeu o prêmio de melhor mestrado da ECA-USP em 2017 e o prêmio de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em 2018. É atualmente pesquisador do MECOM (Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas) e supervisor de comunicação do IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
    cursoParceirosim

    Valor da Página

    portalPlaynao
    Curso Upfynao

    + Ver Mais

    Como funciona o curso? Ele é autorizado pelo MEC?

    Você estuda todo conteído online!Os cursos do Portal Educação te ensinam por intermédio da EaD (Educação a Distância), com animações e games (do tipo quiz) que estimulam a interatividade e a interação. O Portal Educação oferece cursos livres, de atualização e qualificação profissional. São destinados a proporcionar ao profissional conhecimentos que permitam atualização de competências e não exigem escolaridade anterior. O MEC (Ministério da Educação), trata da política nacional de educação em geral, mas autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos técnicos e profissionalizantes são autorizados pelas Secretarias Estaduais de Educação.

    Vou aprender mesmo?

    Os cursos do Portal Educação são dinâmicos e com várias vantagens comparadas a um curso presencial. Você terá recursos como:
    • Flexibilidade TOTAL de estudo, 24h por dia, sem limite de acesso!

    Como funcionam os Cursos Online Do Instituto Singularidades?

    Os cursos online do Instituto Singularidades funcionam sob demanda. É possível realizar sua inscrição a qualquer momento e realizar as atividades do curso. Você possuirá acesso ao conteúdo do curso durante 60 dias, e, após este prazo, seu acesso será revogado. Durante os 60 dias, você deve percorrer pelo curso, completar os requisitos necessários e gerar o certificado do curso.

    Esqueci a senha/e-mail, como redefinir?

    Para redefinir a sua senha entre em contato com a Central de Suporte ao Aluno, na página Fale Conosco e preencha o formulário.

    Tem certificado?

    O certificado está disponível no final do curso, logo após a pesquisa de satisfação. Como nossos cursos online são auto instrucionais, o próprio cursista deve registrar seu progresso ao longo dos módulos marcando todas as atividades obrigatórias como concluídas para conseguir emitir o certificado. Para registrar seu progresso, basta clicar nas caixas localizadas ao lado direito do título dessas atividades.

    CERTIFICADO DIGITAL

    Certificado digital de participação no curso. Válido em todo território nacional.

    ESTUDE NO SEU TEMPO

    Cursos online de fácil acesso para você estudar no seu tempo, em qualquer lugar.

    MATERIAL MULTÍMIDIA

    Conteúdo interativo e dinâmico para tornar o seu aprendizado mais fácil.








    Cadastre-se E RECEBA NOVIDADES SOBRE TODAS NOSSAS ÁREAS

    1.654.900

    Cursos Realizados

    738.806

    Pessoas Qualificadas

    50

    Prêmios Recebidos

    SOBRE O PORTAL EDUCAÇÃO E UOL EDTECH

    O Portal Educação é a maior plataforma de cursos profissionalizantes EAD do Brasil, com 18 anos de expertise no mercado de Educação a Distância, hoje também faz parte grupo UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil.