Trauma cerebral em cães e gatos

Trauma cerebral em cães e gatos
VETERINARIA
Concussão – é uma agressão encefálica difusa que pode levar à perda temporária de consciência com posterior recuperação. A concussão pode ser leve e sem perda de consciência, moderada ou até grave, acompanhada de lesões microscópicas, como hemorragia e degeneração axonal. Não há lesões macroscópicas.

Contusão – é uma agressão encefálica focal que resulta em perda da consciência ou morte. É macroscopicamente detectável, visualizando-se hemorragias nos giros cerebrais ou no tronco encefálico, podendo ocorrer fratura do crânio e rasgamento do tecido encefálico.

Inflamações:

Denominações de acordo com a área inflamada:


• Polioencefalite – substância cinzenta do encéfalo.
• Leucoencefalite – substância branca do encéfalo.
• Poliomielite – substância cinzenta da medula.
• Leucomielite – substância branca da medula.
• Poliencefalomielite – substância cinzenta do encéfalo e da medula.
• Leucoencefalomielite – substância branca do encéfalo e da medula.
• Panencefalite – substância branca e cinzenta do encéfalo.
• Meningoencefalite – meninge e encéfalo.
• Meningoencefalomielite – meninges, encéfalo e medula.

Principais encefalites não purulentas:

Cinomose –
é causada pelo Morbilivirus, um vírus pantrópico (tropismo por diversos tecidos). Os tecidos mais afetados são o linfoide, epitelial da bexiga, brônquios, pele e SNC. O SNC apresenta desmielinização acentuada (status spangiosus) – aspecto de esponja, degeneração neuronal, corpúsculos de inclusão, manguitos perivasculares, células de gitter e leptomeningite.

Raiva –
o vírus da raiva é o mais neurotrópico de todos os àqueles que infectam mamíferos. As lesões macroscópicas estão frequentemente ausentes. Já as lesões microscópicas do SNC são tipicamente não purulentas, incluem graus variados de leptomeningite e manguitos perivasculares com linfócitos, macrófagos, plasmócitos, microgliose, graus variáveis de degeneração neuronal e ganglioneurite.


Na maioria das vezes os neurônios apresentam alterações morfológicas mínimas, mesmo estando infectados. A formação de corpúsculos de Negri em neurônios do SNC e em gânglios periféricos tem sido considerada a marca registrada da infecção pelo vírus da raiva. As inclusões são intracitoplasmáticas e, com o passar do tempo, o corpúsculo torna-se maior e detectável à microscopia óptica.

Ao realizar a necropsia de um animal suspeito de raiva é importante lembrar-se de se proteger adequadamente e coletar os tecidos apropriados do SNC ou remeter o cadáver envolto em saco plástico, dentro de isopor com gelo e lacrado. Enviar junto dados do animal e do proprietário se houver vítimas. Pseudorraiva ou doença de Aujeszky é fatal em cães e gatos. Ocorre disseminação axonal para o SNC e via hematógena para outros tecidos. Pode não apresentar lesões macroscópicas, exceto congestão das leptomeninges. Microscopicamente visualiza-se uma meningoencefalite não purulenta, inclusões intranucleares com características tintoriais eosinofílicas ou basofílicas em neurônios do cérebro.

Encefalites parasitárias - Toxoplasmose: causada pelo Toxoplasma gondii. No hospedeiro intermediário, o agente parasita vários tipos celulares. As lesões macroscópicas envolvendo o SNC são limitadas e incluem hiperemia e hemorragia submeningeanas ocasionais, infartos hemorrágicos e edema cerebral (que pode levar a deslocamento do cérebro com herniação e dilatação ventricular).

As lesões microscópicas iniciais são caracterizadas por degeneração da parede dos vasos e edema. Posteriormente pode levar à necrose tecidual, com inflamação não purulenta (microgliose, manguitos perivasculares), degeneração de astrócitos, oligodendrócitos e neurônios, hipertrofia focal de astrócitos e leptomeningite.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER