Testículos de cães e gatos

Testículos de cães e gatos
VETERINARIA
O testículo é um órgão duplo, oval, localizado na bolsa escrotal, com funções de gametogênese e produção de hormônios masculinos. Anatomicamente é composto pela túnica serosa (cápsula de tecido conjuntivo), túnica albugínea (tecido conjuntivo e fibras musculares) e as células do parênquima. A túnica albugínea emite septos para dentro do testículo, formando lobos testiculares. Dentro de cada lobo existem três ou quatro túbulos seminíferos, compostos por células de Sertoli, células da linhagem seminal (espermatogônia, espermatócito primário, secundário, espermátide e espermatozoide). Há também as células de Leydig, que ficam fora do túbulo seminífero e são produtoras de testosterona.

Os túbulos seminíferos são bem sinuosos e seguem pelo testículo, passando pelos túbulos retos, que formam a rede testicular, desembocando nos túbulos eferentes que se unem, formando um único tubo todo enovelado, que é o epidídimo. Ele se divide em cabeça, corpo e cauda, e desemboca na uretra. Durante este caminho os espermatozoides vão sofrendo maturação.

No gato há uma diferença na situação dos testículos e do pênis com relação ao cão, assim como a falta de algumas estruturas, como o osso peniano e as vesículas seminais, o seu menor desenvolvimento da próstata e do prepúcio e a existência de outras, como as espículas da glande e as glândulas bulbouretrais.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER