Coleta de Sêmen em Equinos

Coleta de Sêmen em Equinos
VETERINARIA
Para a coleta de sêmen em equinos se preconiza o uso de vagina artificial. Existem alguns modelos no mercado, mas esta também pode ser feita artesanalmente com tubo de PVC, desde que se mantenham as dimensões similares às vendidas comercialmente.

A vagina artificial deve ser preparada minutos antes da coleta, acrescentando água em torno de 42°C, lubrificante não-espermicida na sua entrada, e o frasco coletor previamente aquecido a 37°C em sua porção final com filtro em sua boca para a separação da porção gelatinosa.

Antes da coleta de sêmen, deve-se realizar o exame físico do animal, focando na genitália externa, nos membros posteriores e na coluna. A avaliação dos membros e da coluna verificará se o animal tem condições de efetuar a monta. Os testículos devem ser palpados para avaliação da consistência e posição dentro do escroto, e sua circunferência deve ser medida.

Para a coleta, pode-se utilizar uma égua como manequim (égua-manequim), sendo uma fêmea em estro ou uma fêmea ovariectomizada e estimulada hormonalmente. A égua-manequim deve estar devidamente contida para evitar acidentes. É possível também, com o treinamento do garanhão, utilizar um manequim fixo.

Após aproximar o garanhão da fêmea, este expõe o pênis. Com isso, o pênis deve ser higienizado com mantas de algodão umedecido em água a 33°C.

A introdução do pênis na vagina artificial requer muita atenção da equipe (coletor e tratador que segura o cabresto do garanhão) para evitar acidentes. Ao se permitir que o garanhão monte a égua-manequim, seu pênis deve ser imediatamente desviado lateralmente e introduzido na vagina artificial.
Após a ejaculação, o pênis deve ser retirado da vagina, enquanto o garanhão desce da égua-manequim. O ejaculado deve ser imediatamente enviado para o laboratório para se proceder as análises.








Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER