Bem-estar animal: Qual é a novidade?

Bem-estar animal: Qual é a novidade?
VETERINARIA

Bem-estar é um termo de uso comum há muito tempo presente nas sociedades humanas. Também onipresente na história da humanidade é a ligação com os animais, e a idéia por parte de segmentos das sociedades, de que os animais sentem e seu sofrimento deve ser evitado. Em relação à preocupação com o bem-estar de animais não-humanos, uma forte restrição aparece no ambiente científico a partir do desenvolvimento da filosofia cartesiana, no século XVII.
Mais recentemente, com os avanços da pesquisa em etologia animal na década de 1970, as preocupações com a proteção do bem-estar animal, por vezes rotuladas anteriormente como “leigas”, começam a adentrar de maneira importante o ambiente acadêmico. O estudo científico do comportamento animal pavimenta as bases para o reconhecimento da complexidade da vida animal individual. Adicionalmente, ocorre um detalhamento crescente das expressões animais relacionadas à provável presença de consciência e sentimentos, de maneira marcante nos animais vertebrados.
Avanços no conhecimento dos processos de evolução natural, dos correlatos neurofisiológicos dos sentimentos, da similaridade genética entre as espécies animais incluindo a humana e da filosofia no campo da ética animal tornam cada vez menos sustentável a noção de que sentimentos e, por conseguinte, bem-estar sejam conceitos restritos unicamente à espécie humana. Em 2005, tem-se uma grande conferência que aborda a senciência animal a partir de perspectivas filosóficas, biológicas e de mercado, que pode ser considerada um marco no reconhecimento dos animais como seres sencientes.

Artigo na íntegra: http://www.ufrgs.br/favet/revista/35-suple-2/02-ANCLIVEPA.pdf

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS