Novas culturas, amizades, conhecimento. Assim é o intercâmbio

Novas culturas, amizades, conhecimento. Assim é o intercâmbio
TURISMO-E-HOTELARIA
Todo mundo já está cansado de saber que o inglês é mais do que necessário atualmente e, para muitas empresas e organizações, é um diferencial ter morado em outro país.

O intercâmbio é uma ótima opção nesse caso. Ele vai além do que simplesmente ir para outro país estudar ou trabalhar. A experiência vivida pelo viajante transforma a sua visão de mundo, sem contar que amplia a sua cultura e faz com que reveja os seus valores e abra a cabeça para novas ideias e crenças.

Fazer intercâmbio é trocar experiências, cultural ou profissional. O número de pessoas – estudantes e/ou profissionais – que investem nessa alternativa tem aumentado. A viagem é uma experiência cada vez mais desejada. Um exemplo disso é o administrador Fabrízio Colman de Almeida que realizou o seu primeiro intercâmbio este ano para os Estados Unidos (San Diego/CA).

Fabrízio já sabia o idioma de origem, pois havia estudado em escolas de idiomas. Era um sonho antigo que ele queria realizar. “Foi uma experiência gratificante, além de aliar a prática do aprendizado, conhecer e ter uma experiência no exterior, aumentei a minha flexibilidade em relação às diversidades do dia a dia”, declara.

O viajante, que gastou cerca de R$ 7 mil (incluindo passagem, curso, estadia e compras), realizou o intercâmbio por uma agência especializada. O que mais agradou Colman nessa experiência foi o contato com outros povos. “Tive contato com pessoas de diversas culturas, pois na escola havia o convívio com pessoas de todo o mundo. Conheci e fiz amizades com pessoas da Suíça, Arábia Saudita, Rússia, Itália, Coreia, Japão e fiz amizades também com brasileiros que encontrava por lá”, lembra Fabrízio.

A CEO da agência Experimento, Patrícia Zocchio, concedeu uma entrevista para a e-Revista e afirmou que a busca por intercâmbio não tem idade. “Oferecemos programas de intercâmbio para todos os perfis, desde o adolescente que deseja passar as férias escolares no exterior, por meio do Programa Cultural de Férias, até pessoas acima de 50 anos que querem aprender ou melhorar os conhecimentos atuais do idioma enquanto descobrem a arte e a cultura do país escolhido, por meio de um programa específico para esta faixa etária”, declara.

Os destinos mais escolhidos para fazer um intercâmbio são Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Segundo a agência Experimento, a procura por Austrália e Nova Zelândia também têm crescido bastante.

Quem também quis se aventurar em um intercâmbio foi a sul-coreana, Rina Jang. Ela decidiu sair da Coreia do Sul para conhecer a cultura de Buenos Aires, na Argentina, porque lá havia um programa da sua universidade para estudar espanhol. “Quis conhecer outras culturas, sentir, pensar, comer comidas diferentes das do meu país e, é claro, conhecer outras pessoas e estudar espanhol. Fiz muitas amizades e o mais importante foi a experiência que adquiri”, relata.

Rina Jang ficou sete meses em Buenos Aires e aprendeu muita coisa. Morou em um hostel e fez amizades com muitos estrangeiros. “Senti que aquela experiência foi de grande valia para o meu aprendizado. Fiquei muito feliz com o meu intercâmbio, conheci pessoas e culturas totalmente diferentes das do meu país. Ainda sou jovem e pretendo conhecer muitos lugares”, planeja a sul-coreana.

Dicas para você que quer fazer um intercâmbio:

“Aconselho a verificar com qual país se identifica mais. Qual o tipo de cultura, principalmente hábitos alimentares, pois esse é um grande problema para muitas pessoas” – Fabrízio Colman de Almeida.

“Uma boa viagem começa muito antes do embarque. Leia tudo o que puder sobre os lugares que vai visitar. Aprenda o idioma, usando-o. Seja honesto e não finja que entendeu. Faça um diário de bordo, é uma verdadeira terapia e você terá uma ótima recordação quando voltar da viagem” – Patrícia Zocchio.

“Tenha mente aberta e esteja aberto a conhecer novas pessoas. Fazer boas amizades é um dos pontos principais de um intercâmbio. É preciso também ter paciência, pois nem sempre você será compreendido e compreenderá as outras pessoas” – Rina Jang.

Quer fazer um intercâmbio?

Conheça algumas agências especialistas no serviço:

- Central de Intercâmbio - www.ci.com.br/
- Experimento – www.experimento.org.br
- STB: Intercâmbio – www.stb.com.br
- IE Intercâmbio – www.ieintercambio.com.br
- Going Intercâmbio – www.going.com.br


Texto produzido por Thalita Vieira para a 6° edição da e-Revista, revista eletrônica do Portal Educação. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/e-revista/edicao/6.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER