Telemarketing Ativo e Receptivo

Telemarketing Ativo e Receptivo
TELEMARKETING
No processo de Telemarketing, um elemento fundamental é a comunicação, que se compõe de cinco elementos básicos:

• Emissor – quem faz a ligação;

• Receptor – quem recebe a ligação;

• Mensagem – sobre o que se fala;

• Código – a fala;

• Meio – telefone.

Quando a sua empresa é o emissor da mensagem, então estamos falando de telemarketing ativo.

Quando o cliente é o emissor da mensagem, ou seja, quando ele liga para sua empresa, então falamos de telemarketing receptivo.

As empresas que trabalham apenas com o telemarketing receptivo costumam dar o nome de SAC a esse serviço. Há empresas que trabalham apenas com um dos tipos, mas o mais comum é utilizar os dois.

Mas, você já ouviu falar em SAC? SAC é o Serviço de Atendimento ao Cliente. Toda empresa pode ter um. A dimensão e a tecnologia utilizadas é que vão depender do porte da empresa. O seu SAC pode ter cem operadores de telemarketing ou apenas um.

Se você é um empreendedor e tem seu próprio negócio, por que não divulgar para seus clientes o SAC de sua empresa? Transformar o telefone comum num SAC é uma questão de atitude de relacionamento com o cliente.

A montagem de um Serviço de Atendimento ao Cliente moderno e eficiente deve passar pelo crivo de várias áreas na empresa, de maneira que possa prestar efetivamente bons serviços.

É preciso que o atendente se informe sobre os vários setores da empresa onde trabalha e que esses setores também orientem ao atendente sobre o que o cliente pode vir a perguntar.

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