Noções de telemarketing

Noções de telemarketing
TELEMARKETING
No Brasil o telemarketing ganhou impulso no final dos anos 80, e atualmente é um dos meios mais utilizados em diversos setores do mercado, favorecendo o crescimento de empresas especializadas na fabricação e revenda de equipamentos para indústria, comércio e atualmente vem sendo utilizado por empresas prestadoras de serviços, e até já existem empresas de terceirização de telemarketing (Call Center) e de consultorias, (BARRETO E GOMES, 2008).

Telemarketing é o processo de venda feito através pelo telefone. Pode ser ativo, isto é a empresa oferece seus produtos e serviços. E receptivo, quando a empresa anuncia suas ofertas através da mídia e o cliente aciona o serviço para conhecer ou adquirir.

No telemarketing as ligações feitas por vendedores internos e lida com colocação de pedidos, solicitação de informações e registro de reclamações de clientes atuais e futuros clientes, os vendedores ligam para as pessoas mesmo sem elas terem entrado em contado, fazem a propaganda do produto ou serviço, assim acabam conquistando novos clientes.

Principais regras de vendas que os profissionais de telemarketing devem seguir conforme Santiago, 2008 são:

- Identificar-se, inicialmente dizendo a empresa que estão representando e os produtos ou serviços que estão vendendo para o cliente;
- Quando for alguma promoção, deve informar aos clientes as possibilidades de ganhar qualquer prêmio e explicar que nenhuma compra ou pagamento é necessário para ganhar esses prêmios;
- Explicar corretamente de forma clara e completamente as ofertas e preços, as condições de pagamento e o compromisso financeiro que o cliente assume ao fazer um pedido por telefone;
- Sempre avisar ao cliente que a conversa está sendo gravada, obter e gravar a autorização expressa do cliente para uma venda antes de efetuar o débito em conta;
- Manter registros completos dos empregados, de todas as propagandas, e para os concursos, nomes e endereços dos ganhadores dos prêmios;
- Identificar, manter uma lista e atender as regras referentes aos clientes que pedem para não serem contatados novamente por profissionais de telemarketing;
- Devem ser educados, simpáticos e manter o atendimento com qualidade.

Os profissionais de telemarketing não devem segundo Santiago, 2008:
- auxiliar ou facilitar a prática de atos enganosos ou abusivos de telemarketing;
- fraudar cartões de crédito;
- usar ameaças, intimidações ou linguagem baixa ou obscena com os clientes;
- ligar para os clientes antes das 8 horas e após as 22 horas.

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