O processo seletivo

O processo seletivo
RECURSOS-HUMANOS

O Processo Seletivo em como finalidade a identificação dos indivíduos, cujas características indicam se eles têm as qualidades e habilidades exigidas para tornarem-se bons colaboradores da empresa.

Os procedimentos do processo de seleção permitem a identificação das características de cada pessoa e a avaliação de suas competências técnicas, sua capacidade de trabalho, suas motivações profundas, suas reações em relação às regras da empresa e também sua capacidade de integração.

O processo seletivo auxilia a empresa na contratação daquelas pessoas que são mais adequadas ao estilo da organização.

Para isso é fundamental levar em consideração que as pessoas precisam ser socializadas ao ambiente da empresa, e que nem sempre aquelas que melhor se saem em testes são as mais adequadas para a ocupação de determinados cargos da empresa.

A seleção visa à busca de comportamentos, de características de personalidade, interesses, aptidões e capacidades, experiências profissionais anteriores, conhecimentos específicos na área de atuação, estabilidade profissional, expectativas em relação à empresa e outros.

A empresa deve considerar em um processo de seleção, a preparação, a competência, a atitude profissional e a ética dos candidatos, que devem também possuir, autopercepção e autocrítica bem desenvolvidas, para que não deixem se influenciar por valores pessoais, preconceitos e estereótipos.

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER