O gestor de RH e seus deveres com a ética

RECURSOS-HUMANOS
No texto do portal administradores, “Gestão de pessoas” disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/gestao-depessoas/44042/> Usa–se uma frase muito importante, referindo-se aos funcionários de uma empresa, diz que os mesmos são o “capital humano” e a torna uma empresa valiosa. Tendo como ponto de partida este pensamento entendendo que o gestor de RH, cuida dos processos humanos dentro de uma organização, cabe a ele compreender em sua totalidade a ética que permeia o seu campo profissional e ter uma visão holística da ética empresarial, de forma que em qualquer atividade dentro e fora da empresa possa refletir esta ética.

O gestor de RH que compreende a ética e a traz para seu dia-a-dia e nas atividades que executa, se destaca em sua função e mantêm valores e padrões morais, contribuindo através do exemplo para uma educação ética dentro da empresa, e isto envolve a sua aplicabilidade, mas também estar envolvido em atividades como a execução do código de ética e implantação das normas de conduta e projetos de responsabilidade social.

Sendo assim, cabe ao gestor não só o conhecimento da ética, mas também criar uma equipe de trabalho que possua valores que condizentes com os da empresa, para assim formar uma equipe de trabalho produtiva e que some com a conduta ética e realização de projetos. Isto desde a seleção de pessoal até o processo de educação ética dentro da empresa. Este profissional ético é valorizado e disputado no mercado, por possuir valores e aplicá-los em seu trabalho.

Espera-se que através das certificações de reconhecimento das empresas mais éticas do mundo, as demais empresas tenham um referencial e adotem o padrão de responsabilidade social, e o profissional de RH tem esta missão de divulgar e contribuir para tais ações.

Referências Bibliográficas:
SILVA, José Carlos Souto. Gestão de pessoas. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/gestao-de-pessoas/44042/>.
Acesso em Abr.2012.
PINEDO, Victor. Ética e valores nas empresas: Em direção ás corporações éticas. Disponível em: <http://www.revistaip.com.br/article.php?a=113> Acesso em: Jun. 2012.

Jaqueline Dias Monteiro
Estudante de Recursos Humanos, 26 anos. Casada e apaixonada por questões relacionadas á pessoas.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS

;