Transtorno de Ansiedade Social

Transtorno de Ansiedade Social
PSICOLOGIA
De acordo com Falcone.; Figueira (2001), ansiedade frente a várias situações sociais é normal e adaptativa, pois permite comportar-se de maneira adequada. Mas quando a ansiedade é muito intensa interfere no funcionamento social e na vida da pessoa.

A fobia social, como também é chamada, manifesta-se como medo excessivo de comportamentos humilhantes e embaraçosos e consequente desaprovação e rejeição pelas outras pessoas. As situações mais temidas são: falar em público, comer e beber na frente dos outros, falar com estranhos e ao telefone, participar de reuniões sociais, interagir com o sexo oposto, lidar com figuras de autoridade, entre outros.

Alguns apresentam manifestações físicas, como tremor, sudorese, palpitações, e outros relatam apenas autoconsciência e medo. A evitação fóbica pode ser sutil ou extrema.

São utilizados no tratamento os psicofármacos e estratégias terapêuticas, como a exposição ao vivo combinada com reestruturação cognitiva.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER