Saúde mental e a Terapia Cognitivo-Comportamental em tempos de Covid

Saúde mental e a Terapia Cognitivo-Comportamental em tempos de Covid
PSICOLOGIA

Em tempos da pandemia de Covid-19, a necessidade de cuidar da saúde mental ganhou mais evidência. Uma das formas mais eficazes de tratamento, para quem sofre com a ansiedade, é a realização da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

 

9,3 % da população sofre de ansiedade

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, divulgados em 2019, pela Exame: 18,6 milhões de brasileiros, o proporcional a 9,3% da população, sofre de Transtorno de Ansiedade, e isso antes da pandemia de Covid 19 começar. 

 

Apesar de não existir um novo dado publicado, podemos perceber que esse número aumentou e muito, afinal, vemos em nossos círculos sociais a manifestação da doença. 

 

Terapia Cognitivo-Comportamental é uma alternativa

Em meio a tudo isso, a importância dos cuidados com a saúde mental ganha ainda mais peso, tornando-se uma prioridade básica para viver de forma saudável em tempo de isolamento social. 

 

Uma das formas de tratamento mais indicadas, é a Terapia Cognitivo-Comportamental. Também existem outras alternativas de tratamentos e é sempre necessário avaliar com o seu médico, qual é mais adequado para para você. 

 

Basicamente, a TCC estuda as relações estabelecidas entre o indivíduo e o seu ambiente como um todo, buscando entender a raiz do sofrimento humano. Deste modo, o profissional consegue realizar o tratamento através de diversas técnicas e protocolos, promovendo uma melhor saúde mental em seu paciente.

 

Para entender mais sobre o assunto, leia o artigo disponível da Escola de Educação Permanente do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (EEP HCFMUSP) que aborda sobre a Ansiedade em tempos de Covid e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

 

Janeiro é o Mês da conscientização da Saúde Mental 

Você sabia que existe um mês totalmente dedicado para a conscientização e prevenção da saúde mental?

 

Assim como existe o Setembro Amarelo, para prevenção ao suicídio, o Outubro Rosa, para prevenção ao câncer de mama e o Novembro Azul, para prevenção ao câncer de próstata, existe o Janeiro Branco que tem como objetivo reforçar os cuidados em relação a saúde mental.

 

O movimento foi criado em 2014 por psicólogos brasileiros. Ficou interessado no assunto? Então leia o artigo da EEP HCFMUSP que explica como o mês teve formação e a sua importância.

 

Cursos online ajudam a manter a saúde mental

É de conhecimento popular que um fator que potencializa e muito o adoecimento, deixando as pessoas ansiosas e prejudicando a saúde mental, é gerir a carreira profissional em meio a essa pandemia junto com outras demandas.

 

Uma alternativa que se apresentou como uma grande alternativa é investir na sua capacitação profissional através de cursos online. Desta forma, a sua mente é mantida ocupada e tira o foco das preocupações, e além disso, se prepara profissionalmente. Aliás, indicamos a leitura do artigo disponível em nosso blog, onde explicamos como cursos online podem alavancar sua carreira.

 

E, caso tenha interesse em aprender mais sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental, uma boa opção é o Curso online de Terapia Cognitivo-Comportamental.

 

Lembre-se: em tempos difíceis é sempre importante ter uma rede de apoio forte e sólida, mesmo que online. Isso ajudará você a manter uma saúde mental mais saudável e sempre busque pedir ajuda. 

 

Até a próxima!

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER