Narcisismo primário e secundário

Narcisismo primário e secundário
PSICOLOGIA
De acordo com Laplanche e Pontalis (2008), o narcisismo primário designa um estado precoce em que a criança investe toda a sua libido em si mesma. “Já o narcisismo secundário se define como o investimento da imagem do eu, sendo essa imagem constituída pelas identificações do eu com as imagens dos objetos” (LE POULICHET, 1997, p.2).

Apesar da noção de narcisismo secundário ser proveniente das esquizofrenias, Freud não limitou aos casos de psicose pelo contrário estendeu a sua percepção a todos os neuróticos. Dessa maneira, o narcisismo secundário pode ser entendido como um retorno ao “eu” e aos “objetos”.

É importante considerar que tanto o narcisismo primário quanto o secundário, causaram problemas na composição dos termos freudianos, não só pela ênfase na libido, mas também nos modos de investimento.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER