Motivação Humana

Motivação Humana
PSICOLOGIA

Para entender a palavra motivação é preciso entender que o termo movere dá a noção de dinâmica e de ação. Assim sendo, motivo é tudo o que impulsiona uma pessoa a agir de determinada forma, dando origem a um comportamento específico.

O impulso pode ser provocado por estímulos/fatores externos, vindos do ambiente ou por processos mentais do próprio indivíduo (interesses pessoais, aptidões, etc.) que se relacionam ao seu sistema de cognição.

A motivação relaciona-se a fatores psicológicos (conscientes ou não) que agem entre si e determinam o comportamento do indivíduo, a fim de despertar o desejo e o interesse para a realização de determinada tarefa ou ação. Um trabalhador não executará com presteza sua função se não for movido, se não existirem estímulos que o envolvam na situação e que traga satisfação.

O comportamento humano volta-se constantemente para metas que as pessoas possuem, realizando inúmeros esforços para atingir determinados objetivos.

Esse comportamento dependerá da resposta da pessoa (impulso) aos estímulos vindos do ambiente ou criados pela própria pessoa.

Motivação humana é um processo psicológico relacionado com a tendência a realizar persistentemente determinados comportamentos, na busca por objetivos pré-fixados.

O atendimento ou não desses objetivos (resultado) provocará a satisfação ou a insatisfação. A motivação é endógena, ou seja, surge dentro das pessoas, não podendo ser imposta. Ela possui natureza intrínseca, pois os fatores que levam uma pessoa a se motivarem são íntimos em cada indivíduo.

Somente a própria pessoa é capaz de se motivar, pois somente ela sabe o que a leva a agir de determinada maneira.

Podemos oferecer fatores que julgamos que irão favorecer a motivação nas pessoas, mas é preciso lembrar que elas podem responder distintamente aos mesmos estímulos.

Um bom exemplo de motivação é quando uma pessoa precisa atingir uma meta. Ela se sente desafiada, sendo os fatores desse desafio os fatores motivadores, uma vez que o homem sempre está em busca de realizar-se, atualizar-se, progredir e agregar coisas positivas à sua existência.

I - Ter ambição nos faz desenvolvermos, mas é preciso ter ética profissional e não deixar que ambição se torne ganância.

II - Neste sentido, os principais fatores que levam à motivação são a realização pessoal, as conquistas, o reconhecimento pelo trabalho, a responsabilidade, o avanço e progresso profissional.

III - Os fatores que nos trazem satisfação são por si só motivadores, pois têm o efeito positivo de melhorar o desempenho de cada indivíduo.

Confira o nosso portfólio de cursos na área de Psicologia e aproveite os excelentes cursos para impulsionar a sua carreira.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER