Modelo Cognitivo

Modelo Cognitivo
PSICOLOGIA
Como já sabemos, a terapia cognitiva baseia-se no modelo cognitivo, que defende a hipótese de que as emoções e os comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção dos eventos. Não é uma situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas, antes, o modo como elas interpretam uma situação.

O modelo cognitivo de interações (cognição, humor e comportamento) sugere uma variedade de intervenções, que vão desde as programadas para a modificação do afeto, para alcançar mudança comportamental, como também, intervenções focalizadas nas cognições.

Percebemos então, que o ponto central seria quebrar o ciclo que perpetua os problemas do indivíduo, por intermédio de técnicas que focalizam a modificação dos pensamentos automáticos, para a melhoria do humor ou para a modificação dos comportamentos do paciente.

Um fator muito importante a ser considerado na terapia cognitiva diz respeito à familiarização do paciente no modelo cognitivo, em que será ensinado ao paciente:
A identificar os seus pensamentos automáticos que ocorrem em situações problemáticas;
A reconhecer os efeitos que eles produzem na emoção e no comportamento;
A responder de forma eficaz a esses pensamentos disfuncionais.

Então o modo como as pessoas se sentem está associado ao modo como elas interpretam e pensam sobre as coisas e situações.

A situação em si não determina diretamente como elas se sentem, mas o pensamento desse sujeito sobre essa situação é que vai determinar seu comportamento, assim sua resposta emocional é intermediada por sua percepção da situação.

Tendo identificado seus pensamentos automáticos, você pode avaliar sua validade. Se o sujeito verifica que a interpretação dele é errônea e a corrige, você provavelmente descobre que o seu humor melhora. Em termos cognitivos, quando pensamentos disfuncionais são sujeitos à reflexão racional, nossas emoções em geral mudam.

E é isso que a terapia busca - pensamentos racionais, reflexão racional, para que não cairmos nas armadinhas da nossa mente.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER