Alimentos que ajudam no humor

Alimentos que ajudam no humor
PSICOLOGIA
As químicas cerebrais funcionam muito melhor quando a alimentação é equilibrada e saudável. Alguns alimentos podem fornecer substância e nutrientes que ajudam no bom funcionamento dos neurotransmissores cerebrais como serotonina, noradrenalina, dopamina, que são mensageiros químicos que favorecem a comunicação entre as células do sistema nervoso, trazendo a sensação de prazer e bem estar.

A Serotonina, noradrenalina, dopamina influenciam na melhora do humor, principalmente nas pessoas que estão com depressão, também reduzem a sensação de dor, relaxam, diminuem a ansiedade, melhoram o sono e a alimentação. Uma alimentação que falta carboidrato ou que contenha excesso de proteína, pode levar a alteração do humor e até mesmo depressão. O ideal é uma dieta equilibrada sempre. Alguns alimentos que ajudam a melhorar o humor:

- O salmão, que é rico em Ômega 3, que tem um ácido graxo essencial poli- insaturado pode ser útil para melhorar o humor.
- O abacate tem sitosterol, uma substancia, que regula o cortisol, hormônio do estresse, também possui magnésio e fibras, que melhora o funcionamento do intestino, o que ajuda a manter o bom humor.
- A aveia tem triptofano, substancia que libera serotonina, que produz sensações agradáveis e de bem estar, melhorando insônia e depressão.
- A banana, tem vitamina B6 ,triptofano e magnésio, ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o humor, ajudam a prevenir a ansiedade e depressão.
- A castanha do pará, tem selênio, um antioxidante para melhorar o estresse e depressão. - O espinafre e o brócolis contém potássio e ácido fólico, garantem um bom funcionamento do sistema nervoso.
- Os frutos do mar, contém selênio e zinco, que podem melhorar o estado de espírito, a falta de selênio, pode lavar a fadiga, fraqueza e dor muscular.
- A laranja é excelente para momentos de nervosismo, contém vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B.

Tudo deve ser consumido com moderação, em equilíbrio. Para uma dieta perfeita e equilibrada procure sempre um Nutricionista, que estudou para elaborar um cardápio de acordo com suas necessidades, principalmente se tiver algum problema de saúde ou emocional.

IMPORTANTE: Esse artigo teve colaboração especial e revisão da Nutricionista Luana A. S. Piccolo, e-mail: dlpiccolo@yahoo.com.br / www.nutricionistacampinas.com.br.

Karina Romera de Carvalho
Terapeuta Transpessoal, credenciada pela ABRATH, Constelação Familiar individual, Mesa Radiônica Quântica, Regressão de Memória, Numerologia Cabalística, Florais, Cristais, Mestre em Reiki, Tarô Terapêutico, alinhamento dos Chacras, entre muitas outros recursos terapêuticos. Email: karinaromeracarvalho@gmail.com / Site: www.terapiaholisticacampinas.com.br
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