A Importância da Atividade Física na Liberação de Hormônios

A Importância da Atividade Física na Liberação de Hormônios
PSICOLOGIA
A atividade física ajuda a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo, a endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem estar. A endorfina alivia as dores, relaxa o organismo, há estudos que dizem que até podem curar doenças. É o hormônio do prazer.

Melhora a memória, o bom humor, aumenta a resistência, aumenta a disposição física e mental, melhora o sistema imunológico, tem efeito antienvelhecimento e melhora a concentração. Ajuda também nos casos de depressão e ansiedade, diminuindo também o estresse e a tensão corporal. Além disso, praticar exercício físico ajuda a fortalecer os músculos e a resistência muscular, regula o intestino, baixa o colesterol, ajuda a diminuir dores crônicas, queimam calorias ajudando a perder peso, melhora a autoestima, melhora a flexibilidade, a elasticidade, a postura, ajuda a controlar a pressão sanguínea, diminui o risco de doenças. Entre muitos outros benefícios.

Outros hormônios citados em pesquisas que são liberados e só fazem bem ao organismo são: insulina, glucagon, GH (hormônio do crescimento), leptina e grelina. Acredito que o mais importante é que se descubra qual atividade física que dá mais prazer. Pode ser dança (existem diversas), hidroginástica, musculação, caminhada, balé, sapateado, vôlei, basquete, handebol, entre inúmeros outros.

É importante ser praticada em qualquer fase da vida: quando criança, adolescência, adulta e na terceira idade.

Para iniciar um exercício é necessário que seja acompanhado por um profissional da área, pois muitas vezes vai ser preciso fazer adaptações à necessidade da pessoa. É importante que faça alongamento antes e depois de praticá-lo.

E que seja ingerido bastante líquido. Antes de iniciar qualquer atividade consulte um médico (cardiologista), só ele pode avaliar se você no momento está apto a praticar alguma atividade física / esporte, solicitar exames e também poderá ajudar a avaliar quais seriam os mais interessantes de acordo com as suas necessidades. Proporcione saúde, faça exercícios!

Karina Romera de Carvalho
Terapeuta Transpessoal, credenciada pela ABRATH, Constelação Familiar individual, Mesa Radiônica Quântica, Regressão de Memória, Numerologia Cabalística, Florais, Cristais, Mestre em Reiki, Tarô Terapêutico, alinhamento dos Chacras, entre muitas outros recursos terapêuticos. Email: karinaromeracarvalho@gmail.com / Site: www.terapiaholisticacampinas.com.br
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS